ATENÇÃO NO MAR

Litoral SP entra em alerta para ressaca, maré alta e ventos de até 88 km/h

Ciclone Yakecan que está Sul do Brasil deve passar pela costa paulista em alto mar e a previsão é de ondas de até 3,5 metros na Baixada Santista e Litoral Norte

Lenildo Silva
Publicado em 17/05/2022, às 11h19 - Atualizado às 12h27

FacebookTwitterWhatsApp
Litoral SP entra em alerta para ressaca, maré alta e ventos de até 88 km/h Alerta para o litoral - Foto: Nira de Jesus
Litoral SP entra em alerta para ressaca, maré alta e ventos de até 88 km/h Alerta para o litoral - Foto: Nira de Jesus

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta para ventos fortes que devem atingir todo o litoral do estado a partir desta terça-feira (17). Segundo o órgão, o fenômeno pode se estender até a próxima quarta-feira (18).

Leia os destaques jornalísticos do dia  ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

As rajadas, com velocidades entre 62 e 88 quilômetros por hora, podem provocar ressaca no mar, com ondas de até três metros de altura. A frente fria que chegou ao país deve derrubar as temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Já a última atualização do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), informou que a previsão meteorológica para o litoral de São Paulo é de maré elevada a partir desta terça-feira, mas os impactos de mar agitado e ressaca devem ser observados na quarta-feira, segundo a entidade.

“Se a previsão se mantiver há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada, podendo haver impactos nas estruturas urbanas costeiras no município de Santos”, ressalta o NHP em comunicado.

O núcleo prevê que, por volta de 16h de terça, a maré ultrapasse 1,9m na Baía de Santos e 2 metros no interior do estuário. Isso significa um aumento de 60 centímetros em relação à tábua de marés. Na quarta, o nível da maré deverá subir de 2 metros e 2,10m, respectivamente.

Ciclone Yakecan

A formação de um ciclone ou tempestade subtropical batizada pela Marinha do Brasil de Yakecan, que significa "o som do céu" em tupi-guarani, pode evoluir ao longo desta terça-feira (17) com rajadas de vento superiores a 100 km/h e subir a costa do Rio Grande do Sul, atingindo Santa Catarina, Paraná e o sul do estado de São Paulo.

Segundo comunicado conjunto da Marinha e do Inmet, até a noite de quarta-feira essa tempestade subtropical pode se intensificar e ser classificada como tempestade tropical, com rajadas de vento que poderão superar os 110 km/h, do extremo sul e leste do Rio Grande do Sul ao litoral de Santa Catarina.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Leia mais:Marinha alerta e forte ciclone deve causar grandes estragos no Sul do Brasil

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!