ALERTA PARA OS PAIS!

Lacraia mata criança e mãe desolada desabafa: “Meu mundo acabou”

Inseto corriqueiramente visto nas residências pode ser fatal. Saiba como se livrar destes animais peçonhentos

Amanda Oliver
Publicado em 16/09/2021, às 09h34 - Atualizado em 17/05/2022, às 14h02

FacebookTwitterWhatsApp
Criança de 2 anos é morta por lacraia  mosaico de fotos, criança em pé, picada do inseto e a lacraia - Arquivo Pessoal
Criança de 2 anos é morta por lacraia mosaico de fotos, criança em pé, picada do inseto e a lacraia - Arquivo Pessoal

Uma criança de dois anos faleceu ao ser picada por uma lacraia. O incidente ocorreu no domingo (12) e deixou uma mãe desolada: “Meu mundo acabou”.

Brayan Gabriel Duarte dos Santos, de dois anos, era aluno da rede municipal de ensino e frequentava o CEI (Centro de Educação Infantil) Primeiros Passos, na cidade de Salete (SC). Ele foi picado por um inseto peçonhento entre sexta-feira (10) e sábado (11) em casa.

ATENÇÃO >>Piolho de cobra: conheça os perigos do inseto que pode necrosar a pele humana

O pai do menino percebeu a picada do inseto na nuca, e o levou, posteriormente, ao hospital da cidade, porém, o estado se tornou grave e o bebê foi levado ao Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul.

Lacraia

Scolopendridae é da família biológica de quilópodes, grupo com grande quantidade de gêneros.

Estes animais, conhecidos popularmente como lacraias, são extremamente rápidos devido a sua anatomia, preferem ambientes úmidos e sob folhas e troncos podres, porém, em cidades grandes é corriqueiramente visto dentro das residências.

Durante a Primavera as fêmeas colocam cerca de 15 a 50 ovos, nos quais ela se enrola por quatro semanas até eclodirem.

A lacraia possui veneno peçonhento, que é injetado pelas mandíbulas do inseto através da picada. O veneno provoca intensa dor e inchaço em humanos adultos, em sintomas mais graves também ocasiona tontura e febre. Em crianças o veneno pode ser fatal.

Como evitar lacraias em casa

Os animais preferem canteiros de banheiro, frestas em locais úmidos, ralos e lavanderias. Também podem se acomodar em entulhos. O animal prefere se manter longe da luz solar.

Evite manter vestígios de obras na residência, sempre olhe e limpe as frestas e ralos do banheiro, mantenha a casa arejada e cuide para que não haja umidade.

Caso haja recorrência do inseto em locais específicos, basta usar uma armadilha adesiva de insetos, ao passar pelo local as patas da lacraia ficaram grudadas.

Mantenha a casa limpa e se possível, use pimenta Caiena próximo ao local onde encontra os insetos, porém, essa solução pode ser perigosa para quem tem crianças ou animais em casa.

Nota de pesar da prefeitura de Salete

"É com imensa tristeza e pesar que a administração municipal de Salete por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto recebe a notícia do falecimento do aluno da rede municipal de ensino, Brayan Gabriel Duarte dos Santos, aos dois anos, ocorrido neste domingo (12), no Hospital Regional.

O pequeno Brayan, nascido em dia 17 de junho de 2019, era matriculado no Centro de Educação Infantil Primeiros Passos (creche), sendo filho de Ismael Duarte e Marisete dos Santos. Conforme relato de sexta-feira (10) para sábado (11) a criança apresentou marcas de uma picada no pescoço, que ocasionou num quadro delicado de sua saúde. Brayan foi levado ao hospital de Salete e posteriormente ao Hospital Regional, mas infelizmente acabou falecendo.

Neste momento de dor, a administração municipal se solidariza com seus familiares e comunidade escolar por meio desse voto de pesar.

A cerimônia de despedida deve ser realizada na Capela Mortuária de Salete e o sepultamento no Cemitério Municipal. Contudo ainda não temos a data prevista."

Caso semelhante

Uma mãe publicou um alerta na última segunda-feira, 30, no qual chama a atenção de mães e pais para o cuidado que deve-se ter com um inseto comum, presente em todo o território nacional: o gongolo, popularmente conhecido como piolho de cobra.

Piolho de cobra: conheça o inseto a tenha atenção aos cuidados (costanorte.com.br)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!