Produções dos alunos da Baixada Santista devem seguir pelo circuito de festivais em todo país; depois, serão disponibilizadas publicamente
Curtas-metragens produzidos e gravados por alunos das Oficinas Querô, em Santos, no litoral de São Paulo, estrearão no cinema, na terça-feira (10), a partir das 19 horas. As obras, realizadas por jovens de 16 a 21 anos, estudantes e formados em escolas públicas da Baixada Santista, serão exibidas no Cine Roxy 5, localizado na avenida Ana Costa, 433, no Gonzaga.
Entre os curtas, os documentários Menina, Mãe;Alma Regra e Reencontro Ancestral, produções da turma de 1º ano, que tratam de diferentes questões sociais como gravidez na adolescência, movimento feminista negro e cultura indígena. Realizado pela turma do 2º ano das Oficinas Querô está a ficção Domingo, que conta a história de Sol: a jovem vai morar em outra cidade para estudar e decide aproveitar seu último dia com os amigos.
De acordo com o Querô, todos os curtas em exibição foram produzidos e gravados pelos próprios alunos, sob orientação da equipe do instituto e tutoria com profissionais do cinema nacional convidados, entre eles, jovens já capacitados pelo projeto, que, atualmente, seguem carreira como profissionais do audiovisual.
O evento de estreia ocorrerá de forma exclusiva para convidados; após os curtas serem exibidos no circuito de festivais, em todo país, os interessados poderão vê-los na Querô Play, na qual as produções serão distribuídas publicamente. A intenção é democratizar o acesso ao cinema.
A instituição Querô há 18 anos promove o acesso à arte e à cultura para jovens de baixa renda e moradores de comunidades, por meio do audiovisual; a ideia é colaborar para a redução da desigualdade social, sem fins lucrativos. De acordo com a organização, até hoje, 471 obras audiovisuais foram realizadas na instituição e conquistaram 119 prêmios.
O projeto oferece capacitação audiovisual para jovens de 16 a 21 anos, que sejam estudantes ou formados em escolas públicas da Baixada Santista. O curso é gratuito, com duração de 2 anos e aulas semanais; ele oferece bolsa-incentivo, transporte, camiseta, acompanhamento psicossocial e possibilidade de participar de eventos e passeios culturais. Mais informações podem ser obtidas no site institutoquero.org/oficinasquero e pelo instagram @institutoquero.