Avião monomotor caiu no fim da tarde de domingo (9), logo após decolar do Aeroporto de Itanhaém; uma pessoa morreu e outra ficou ferida
Esther Zancan
Publicado em 10/03/2025, às 08h50
Imagens divulgadas pelo 6º Grupamento de Bombeiros do Litoral (6º GB) mostram como ficou o avião que caiu no fim da tarde de domingo (9), em Itanhaém, no litoral sul de São Paulo. De acordo com o 6º GB, a queda da aeronave, um monomotor Cessna Aircraft 150J, prefixo PT-AKY, ocorreu por volta de 17h50, nas proximidades do bairro Gaivota. O local da queda fica próximo a uma aldeia indígena, na divisa com o bairro Santa Cruz, em Peruíbe.
Ver essa foto no Instagram
Dois homens estavam na aeronave. Um foi projetado para fora e encontrado já sem vida. O outro ficou preso nas ferragens em condições chamada Glasgow 12 (escala utilizada para avaliar o comprometimento do nível de consciência em situações de traumas agudos ou acidentes. A escala vai até 15 e, quanto mais alta, maior o nível de consciência). Ainda não há atualizações sobre o estado dessa vítima, apenas que foi levada para o Hospital Regional de Itanhaém. Cinco viaturas e 15 bombeiros do 6º GB foram mobilizados para o resgate.
Segundo a concessionária Rede VOA, que administra o Aeroporto de Itanhaém, a aeronave decolou às 17h16 para um voo de instrução. Pouco depois, às 17h42, emitiu um alerta antes de cair. Imagens que circulam pelas redes sociais mostram o avião caindo em parafuso.
De acordo com informações apuradas pela CNN Brasil, no registro da Agência Nacional Aviação Civil (Anac) consta que o avião monomotor pertence ao Aeroclube de Itanhaém e estava em situação regular para voo. Não houve feridos em solo.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.