Após 28 dias sem novos casos em granjas, governo inicia notificação a países que restringiram a compra de carne de frango
O Brasil está novamente livre da gripe aviária. É o que afirmou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na quarta-feira (18), após o cumprimento do protocolo internacional de 28 dias sem novos registros da doença em granjas comerciais. O único caso confirmado, informou o Mapa, ocorreu em Montenegro (RS), em maio. Após a desinfecção do local, iniciou o período de vazio sanitário. Sem novos focos, o país comunicou a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e iniciou a fase de notificação aos países que suspenderam temporariamente as importações.
Com isso, a expectativa é de que o comércio internacional de produtos avícolas seja retomado nos próximos dias. “Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário”, afirmou o ministro Carlos Fávaro. A gripe aviária afeta principalmente aves, mas já foi detectada também em mamíferos, como bovinos. A transmissão ocorre por contato com animais doentes ou objetos contaminados.
Mesmo durante o surto, o consumo de carne e ovos foi considerado seguro, ressaltando a necessidade de preparo adequado. Enquanto o país se declara livre da doença, algumas regiões ainda enfrentam restrições. O Japão, por exemplo, suspendeu temporariamente a compra de produtos avícolas de Goiás e Mato Grosso, após focos em aves de subsistência. A venda dos demais estados segue normal.