Força dos ventos arrancaram árvores no bairro Caiçara; prefeitura segue, nesta terça-feira (24), com equipes em atendimentos de zeladoria
Os fortes ventos que atingiram o litoral de São Paulo, nesta segunda-feira (23), por causa de um ciclone extratropical em alto-mar e a chegada de uma intensa frente fria, provocaram diversos estragos em várias cidades. Em Praia Grande, grandes árvores foram arrancadas pela raiz, no bairro Caiçara.
Imagens obtidas pela página do Instagram Praia Grande Mil Grau mostram as duas árvores caídas na praça Ministro Hermes de Lima, que fica próxima à orla da praia. A queda das árvores provocou apenas estragos no calçamento da praça.
De acordo com informações da Base Aérea de Santos, as rajadas de vento chegaram a atingir 70km/h durante a tarde de segunda-feira, na Baixada Santista. Ainda em Praia Grande, a estrutura de um posto de combustíveis no bairro Ocian cedeu com a força dos ventos. Em Bertioga, as rajadas destruíram a tenda da Arena de Eventos, localizada na entrada da cidade.
A prefeitura de Praia Grande informa que, durante a segunda-feira, fiscais da Secretaria de Urbanismo (Seurb) estiveram no posto de combustíveis que teve sua estrutura danificada. O estabelecimento, localizado na avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas, esquina com a avenida Dom Pedro II, foi interditado e notificado a realizar o requerimento de autorização para obra emergencial. Após os reparos, nova vistoria irá ocorrer e, se estiver tudo de acordo, o posto poderá voltar a funcionar normalmente.
A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) informa que segue, nesta terça-feira (24), com equipes distribuidas por diversos pontos da cidade para atendimentos de zeladoria urbana, limpezas e remoções de galhos e árvores que caíram devido aos fortes ventos. Equipes da Defesa Civil de Praia Grande também acompanham os trabalhos de vistoria da Seurb e Sesurb nos locais afetados, bem como os trabalhos do Corpo de Bombeiros e concessionárias de energia, tomando as providências necessárias. As ocorrências não deixaram vítimas.
Caso a população note algum problema relacionado aos fortes ventos, pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 e 153. O departamento monitora a incidência das alterações climáticas e os boletins emitidos pela Defesa Civil estadual.
A administração municipal ressalta que conta com três unidades sociais voltadas ao atendimento de moradores em situação de vulnerabilidade social, inclusive, as pessoas em situação de rua: o Centro de Referência e Assistência Social (Cras), o Abrigo Solidário Eliane Malzoni e o Centro POP. Todos estão instalados no mesmo local (na avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.656, no bairro Quietude) e oferecem suporte completo a quem precisa: o Centro POP e o Cras atendem durante o dia, enquanto o Abrigo Solidário atende no período noturno, entre 19h e 7 horas.
Segundo o Instituto Climatempo, espera-se melhora gradual no tempo no decorrer desta terça-feira na Baixada Santista. Mas, é preciso atenção devido à queda acentuada nas temperaturas. O instituto alerta que, nesta quarta-feira (25), apesar do tempo ensolarado, a mínima pode chegar aos 13 graus na maior parte da Baixada Santista e cair até os 10 graus em locais mais isolados da região.