Cliente filmou o rato em meio a alimentos; Vigilância Sanitária diz que não foi notificada, mas tomará providências; veja o que diz a empresa
Uma moradora de Bertioga, no litoral de São Paulo, registrou uma cena preocupante para os clientes do Supermercado Semar: um rato na prateleira de achocolatados. O roedor foi flagrado na terça-feira (3), por Joyce Helena, que mora na cidade há 14 anos e explica que já não frequentava o local há algum tempo: “Ouvi muitas pessoas falando que estava melhor, então, resolvi ir lá. Quando estava entre o corredor do leite e achocolatados, me deparei com este rato se alimentando. Fiquei em choque”.
“Fiquei em choque”: moradora flagra rato entre prateleiras de supermercado em Bertioga
— Portal Costa Norte (@costanortenews) June 4, 2025
Cliente afirma ter flagrado rato em meio a alimentos; Vigilância Sanitária diz que não foi notificada, mas tomará providências
🎥 Joyce Helena pic.twitter.com/nXJ2s29G4w
Joyce ainda relata outras situações anti-higiênicas no mesmo supermercado: “Uma vez, minha cunhada comprou um salgado na padaria de lá e, quando deu a primeira mordida, tinha larvas dentro. Na hora, ela avisou os funcionários, que pediram para ela não denunciar, pois iriam devolver o dinheiro". A moradora também diz que, em outra ida ao estabelecimento, já sentiu odores “como se fosse de rato ou algum bicho morto”, enquanto fazia compras.
A Vigilância Sanitária de Bertioga informou que não foi oficialmente comunicada, por meio dos canais institucionais, sobre a situação mencionada. No entanto, diante do ocorrido, as providências necessárias já estão sendo tomadas a partir desta data, conforme os protocolos vigentes.
A prefeitura ressaltou que o órgão realiza fiscalizações constantes em todo o município, com o objetivo de garantir a segurança sanitária e o cumprimento das normas estabelecidas.
Na quinta-feira (5), a Vigilância Sanitária informou ao portal Costa Norte ter recebido denúncias sobre o Supermercado Semar, que foi inspecionado já na terça-feira e, apesar de apresentar o certificado de controle das pragas atualizado, será autuado por falta de higiene.
Segundo o órgão, a presença de ratos, moscas e insetos de maneira geral, em contato com alimentos ou mesmo suas excreções, podem transmitir doenças graves, como a leptospirose. Por isso, checar as datas de validade, características do produto, se a embalagem foi violada e a procedência quanto à origem, são alguns dos aspectos mais importantes a serem observados, ressalta a Vigilância Sanitária
Questionado pela reportagem, o Semar Supermercados afirmou que mantém rígidos protocolos de segurança alimentar e de controle sanitário em todas as unidades, com a contratação de empresas especializadas e certificadas para o controle de pragas e vetores, que realizam visitas programadas e ações preventivas regulares, além de auditorias internas frequentes, treinamentos contínuos de equipe e vistorias operacionais nas lojas.
Em relação ao episódio relatado, a empresa afirma que o protocolo de controle em vigor é baseado em métodos progressivos reconhecidos pela legislação sanitária. Segundo a companhia, independentemente das medidas já implementadas, as ações de monitoramento e sanitização na loja foram reforçadas.
De acordo com o Semar, a empresa possui um histórico de atuação pautado pelas “boas práticas de segurança alimentar” e permanece atenta a qualquer relato que contribua para o constante aprimoramento dos seus processos.
“A segurança alimentar e a satisfação dos nossos clientes sempre foram prioridades no Semar Supermercados. Seguimos padrões rigorosos e reforçamos permanentemente nossos protocolos para garantir um ambiente seguro e de qualidade em todas as nossas unidades.” afirma a empresa.
Para que os alimentos cheguem com segurança e higiene adequada às prateleiras dos supermercados, os comércios têm regras importantes a seguir. Por isso, a Vigilância Sanitária ressalta que a limpeza regular do ambiente de trabalho e higienização dos equipamentos – especialmente aqueles que façam contato direto com alimentos in natura – são alguns dos requisitos considerados mínimos e básicos.
Outras obrigações estabelecidas para os estabelecimentos são o armazenamento adequado dos alimentos, de acordo com a temperatura indicada, especialmente para alimentos refrigerados; manter a licença sanitária atualizada e garantir o asseio dos funcionários.