FOFURA

Família de quatis é flagrada no Itatinga

Animais foram vistos na Usina de Itatinga, em Bertioga, nesta quarta-feira, 30

Da redação
Publicado em 30/12/2020, às 16h46 - Atualizado em 03/05/2022, às 11h43

FacebookTwitterWhatsApp
Família de quatis é flagrada no Itatinga - Reprodução
Família de quatis é flagrada no Itatinga - Reprodução

Uma família de quatis, também conhecidos como "tamanduás palito", foi flagrada na tarde desta quarta-feira, 30, na Usina de Itatinga, em Bertioga. Nas imagens aparecem cerca de 10 animais e aparentam estar em busca de alimentos.

Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/COSTAINFO8  📲 Informe-se, denuncie! ℹ

Cenas como essa, de quatis 'perambulando' pela cidade, são comuns em Bertioga. Em 9 de agosto deste ano, dezenas de animais desta espécie foram filmados na Riviera de São Lourenço fugindo por cima de um portão após 'saquearem' um mercado.

Quati

O quati é um mamífero da família Procyonidae e do gênero Nasua. Eles são animais onívoros: comem insetos, ovos, frutas, folhas e até pequenos animais. Muito presentes nas regiões litorâneas, os animais desta espécie não correm risco de extinção.

Eles vivem em bandos, que podem variar de quatro a 20 indivíduos, fêmeas e machos filhotes e jovens. Após dois anos, os machos passam a viver sozinhos, juntando-se aos bandos apenas na época do acasalamento, no fim da primavera.

Os quatis escalam muito bem, pois possuem patas semelhantes às dos ursos, que facilitam a subida nas árvores. São mais ativos pela manhã e no final da tarde e no restante do tempo, eles descansam em cima das árvores. A gestação dura cerca de 80 dias, podendo nascer de dois a sete filhotinhos a cada cria. Sua coloração pode variar bastante, desde o avermelhado, até cinza quase preto, com anéis pretos da cauda.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!