EXPECTATIVA

Execução do túnel Santos-Guarujá vai a leilão nesta sexta (5) com promessa de trajeto em 5 minutos

Leilão será realizado nesta sexta-feira (5), às 16h, na B3, na capital paulista; projeto prevê 1,5 quilômetro de extensão, dos quais 870 metros submersos


Redação
Publicado em 05/09/2025, às 10h30

FacebookTwitterWhatsApp

Canal do Porto de Santos
Módulos de concreto pré-moldados serão instalados sobre o leito do canal portuário - Vosmar Rosa/Ministério de Portos e Aeroportos


A execução do futuro túnel submerso Santos-Guarujá irá a leilão na tarde desta sexta-feira (5), às 16h, na Bolsa de Valores (B3), no centro da capital paulista. Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o túnel terá aporte público de até R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre o governo de São Paulo e o governo federal. O contrato de 30 anos abrangerá construção, operação e manutenção.

De acordo com o governo paulista, o túnel vai permitir que veículos realizem em até cinco minutos o deslocamento que, por via terrestre, pode ultrapassar uma hora entre as duas cidades.

O projeto prevê a obra de 1,5 quilômetro de extensão, dos quais  870 metros submersos, com módulos de concreto pré-moldados instalados sobre o leito do canal portuário – técnica já consagrada em países da Europa e da Ásia. O governo de São Paulo publicou, em suas redes sociais, uma simulação de como será o túnel. Veja:



Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas, que levam aproximadamente 15 minutos por travessia, tempo que pode sofrer interferências climáticas, como ventos, ou mesmo regime de maré e movimentação de cargas no porto de Santos. 

Cinco minutos

A possibilidade de levar até cinco minutos anima bastante a professora de educação física Giuliana Gonçalves, que mora em Guarujá e trabalha em várias cidades da Baixada Santista, incluindo Santos. “Têm dias que são mais demorados na balsa. Então, eu acredito que esse túnel realmente vai resolver o problema de muita gente”, afirmou.



Na fila da balsa, o inspetor de qualidade Lucas Gomes do Nascimento, que também mora em Guarujá e trabalha em Santos, conta o que irá fazer com o tempo livre: “Aproveitar para dormir mais ou fazer outras atividades que não consigo por falta de tempo”.

Inédito

Inédito no Brasil, o túnel Santos-Guarujá prevê integração entre os diferentes modais de transporte. São três faixas de rolamento por sentido,  uma delas reservada ao VLT, passagem para pedestres e ciclistas e galeria de serviços. 

Outra moradora de Guarujá que está animada com o projeto é a administradora Semiramis Ferreira da Silva. “Com o túnel, vai dar para se programar melhor, para sair de casa com os meus filhos”, disse.



Travessia Santos-Guarujá

Diariamente, as travessias por embarcações transportam, na região da Baixada Santista, mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. A travessia funciona todos os dias da semana, 24 horas. 

Denis Gerage Amorim, subsecretário de Logística e Transportes da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo), comentou: “O Túnel Santos-Guarujá representa um marco na mobilidade da Baixada Santista, oferecendo um deslocamento eficiente, moderno e seguro entre as duas cidades. Com ele, será possível atravessar o canal em poucos minutos, com infraestrutura que integra veículos, ciclistas e pedestres. Ao mesmo tempo, o sistema de travessias por balsa seguirá cumprindo um papel importante, ampliando as alternativas disponíveis para a população. Com essas duas opções, garantiremos mais conforto, previsibilidade e qualidade de vida para quem precisa se deslocar diariamente entre os munícipios”.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!