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EMTU apreendeu mais de 30 veículos irregulares na Baixada Santista em 2024

Operações contra o transporte não autorizado e clandestino de passageiros visam garantir segurança e qualidade do sistema metropolitano

Redação
Publicado em 21/01/2025, às 09h04 - Atualizado às 09h33

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Fiscalizações no período resultaram em 2.231 veículos averiguados - Divulgação/EMTU
Fiscalizações no período resultaram em 2.231 veículos averiguados - Divulgação/EMTU

Entre janeiro e dezembro de 2024, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), em conjunto com a Polícia Militar, realizou 636 operações contra o transporte coletivo de passageiros não autorizado, nos nove municípios que integram a Baixada Santista. De acordo com a empresa, as ações visam mais segurança e qualidade às pessoas que utilizam o sistema metropolitano, combatendo o transporte coletivo não autorizado e clandestino de passageiros.

As fiscalizações no período resultaram em 2.231 veículos averiguados e 32 veículos apreendidos em operação irregular. Em 2024, nas regiões metropolitanas nas quais  a EMTU atua (São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e litoral norte), a empresa realizou 2.917 operações, que envolveram 29.440 abordagens e 835 apreensões de veículos irregulares.

Operações em 2023

Em 2023, a EMTU promoveu 680 operações semelhantes nos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. As fiscalizações resultaram em 1.664 veículos averiguados e na apreensão de 37 veículos em operação irregular de transporte de passageiros. Os agentes averiguam carros, vans, micro-ônibus e ônibus que fazem o transporte intermunicipal metropolitano. Os veículos apreendidos são removidos ao pátio de estocagem por serviço de guincho, bem como são aplicadas as multas correspondentes, que podem chegar a R$ 5.212,22, por valor unitário. 

Os veículos autorizados passam por inspeções periódicas da EMTU, nas quais são verificados mais de 900 itens, como os sistemas de freios, suspensão, pneus, acessibilidade e demais itens que conferem  segurança, conservação e  conforto aos passageiros, conforme as determinações da ABTN (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).  

Na operação regular, os condutores são treinados periodicamente, bem como são atendidas as normas do Código de Trânsito Brasileiro e aquelas determinadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Os veículos não autorizados não cumprem essas normas, nem oferecem garantia da sua procedência, além de operar de forma precária e em concorrência nociva, já que não cumprem requisitos legais.

Com informações de EMTU

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