PELAS CRIANÇAS

Descubra qual país proibirá fumar em espaços ao ar livre a partir de julho

Nova regra entra em vigor em 1º de julho e proíbe cigarro em locais ao ar livre frequentados por crianças, como praias, parques e áreas escolares


Redação
Publicado em 30/05/2025, às 15h08

FacebookTwitterWhatsApp

Descubra qual país proibirá fumar em espaços públicos a partir de julho
Cigarro será vetado em locais públicos abertos com circulação de crianças; decisão exclui terraços de bares e cafés - Imagem ilustrativa/Pixabay

O país é a França, que  anunciou a proibição a partir de 1º de julho, em diversos espaços públicos ao ar livre com presença de crianças. A medida abrange praias, parques, jardins, áreas externas de escolas, pontos de ônibus e instalações esportivas. A ministra francesa da Saúde e da Família, Catherine Vautrin, destacou que o objetivo é proteger os menores: “O tabaco deve desaparecer onde há crianças”, disse ela em entrevista ao jornal Ouest-France.

Os famosos terraços de cafés e bares ficarão fora da nova regra, assim como os cigarros eletrônicos. Ainda assim, o governo estuda estabelecer limites para a quantidade de nicotina presente nesses dispositivos. Quem desrespeitar a nova proibição poderá receber multa de € 135, e a fiscalização ficará a cargo da polícia local. A ministra afirmou confiar na “autorregulamentação” da população.

Segundo o Observatório Francês de Drogas e Tendências de Adição, apenas 23,1% da população adulta fuma diariamente — o menor índice já registrado no país. Ainda assim, o tabagismo é responsável por cerca de 75 mil mortes por ano na França, representando 13% do total. A nova legislação se soma a restrições já existentes desde 2008, que vetam o fumo em ambientes fechados como restaurantes e casas noturnas. A medida segue uma tendência adotada por outros países europeus, como Reino Unido, Suécia e regiões da Espanha.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!