TECNOLOGIA

Descubra como a IA criou este vídeo de festa junina sem atores, só códigos

Combinando ferramentas como ChatGPT, Veo 3 e editores de vídeo, produtor testou os limites da inteligência artificial para simular uma festa junina hiper-realista

Descubra como a IA criou este vídeo de festa junina sem atores, só códigos
Vídeo de menos de um minuto reproduz detalhes e confunde com a realidade, tudo por código - Reprodução

O que parecia uma típica cena de festa junina, com bandeirinhas coloridas, roupas típicas e até fogos de artifício, na verdade, nunca aconteceu. Nenhum ator foi contratado, nenhuma locação montada - tudo foi criado por inteligência artificial. O vídeo que anuncia o Circuito Cultural de Ulianópolis, no Pará, tem menos de um minuto e combina ferramentas como ChatGPT e Veo 3. O resultado: um comercial inteiramente ambientado, com realismo surpreendente.

A procura por pessoas interessadas em aprender todo o processo fez com que o criador do vídeo, o produtor local Renato Lopes Ferreira, detalhasse o processo no seu perfil pessoal. Primeiro, ele criou um roteiro e, a partir de então, passou para o ChatGPT:

Eu pedi para ele analisar o roteiro e eu especifiquei que o vídeo vai ser gerado através de IA. Por isso eu pedi para ele gerar um prompt extremamente detalhado”.

Renato conta que também fez um estudo detalhado da vestimenta da quadrilha e do cenário, além de especificar o perfil genético local. Outro fator que ele destacou foi a iluminação: “Quanto mais detalhes você fornecer, mais consistente vai ser a tua cena. Se você não conhece muito de fotografia, pode pesquisar a distância focal da lente. Eu usei uma 5mm na maior parte do vídeo. Eu especifiquei, que é uma câmera profissional com sensor full frame. A temperatura deve ser quente, que a filmagem ocorre à noite, que a iluminação deve destacar o ator”.

Para os atores de IA, também especificou que eles deveriam ter bom sincronismo labial, se expressar bem e estarem sempre em movimento e gesticulando. “Por último, o prompt deve estar em inglês e apenas a fala deve estar em português, porque o Flow não aceita comando em português. Você deve especificar que o vídeo não tem legenda e que os diálogos devem ser gerados em português do Brasil”, explicou.

Depois de tudo detalhado, é só colocar no ChatGPT e, dali, para o Flow, que gera os vídeos, posteriormente editados em programas como o Adobe Premiere e After Effects. No mesmo vídeo tutorial, Renato conta que assinou o plano para aprender a ferramenta após ser surpreendido com os resultados gerados.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!