PREVENÇÃO E CAPACITAÇÃO

Defesa Civil de São Sebastião promove novo simulado de evacuação de áreas de risco

Defesa Civil já realizou o simulado de evacuação na Vila Pernambuco (Juquehy), Vila Sahy, Boiçucanga e Toque-Toque Pequeno, todos na costa sul


Redação
Publicado em 21/08/2024, às 19h31

FacebookTwitterWhatsApp

Simulados de evacuação são realizados em São Sebastião desde 2023 - Divulgação/PMSS
Simulados de evacuação são realizados em São Sebastião desde 2023 - Divulgação/PMSS


A Defesa Civil de São Sebastião realizará, nesta quinta-feira (22), a partir das 9h, um simulado de evacuação de áreas de risco, no bairro Itatinga, na região central da cidade. Este é o quinto treinamento organizado pelo órgão. 

Segundo a prefeitura, até o momento, a Defesa Civil já realizou o simulado de evacuação em bairros como Vila Pernambuco (Juquehy), Vila Sahy, Boiçucanga e Toque-Toque Pequeno, todos na costa sul. A expectativa é de que, até 19 de setembro, sejam atendidas as comunidades do Morro do Abrigo e Canto do Mar.

O ponto de encontro para o simulado será na rua Antonio Tenório dos Santos, 18, próximo ao ponto de ônibus. A ação deve unir os esforços de agentes da Defesa Civil, Polícia Municipal e Departamento de Trânsito, bem como servidores ligados à Secretaria de Segurança Urbana (Segur); Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes); Educação (Seduc); Governo (Segov); Saúde (Sesau); Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi); Serviços Públicos (Sesep); Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e Fundo Social. 



A atividade pretende simular um evento climático adverso, para entender as peculiaridades de cada local, além de traçar rotas de fuga, calcular tempo resposta e minimizar possíveis estragos. Ainda de acordo com a prefeitura, o simulado serve para capacitar os profissionais sobre como agir em emergência climática, visando a preservação de vidas e a garantia de direitos básicos e constitucionais para essas famílias que residem em áreas de risco. 

Outras ações previstas durante a atividade são:

  • marcação de rotas de fuga;
  • áreas de deslizamento ou escorregamento de terra;
  • alagamentos;
  • sinalização de bueiros.

Programação dos próximos simulados:

22 de agosto – (quinta-feira) – Itatinga

  • Rua Antonio Tenório dos Santos, 18, próximo ao ponto de ônibus

5 de setembro – (quinta-feira) – Morro do Abrigo

  • Avenida Bernardo Cardim Neto, 860, em frente ao espaço da Folia de Reis

19 de setembro – (terça-feira) – Canto do Mar

  • Rua Parque, 30, Escola Municipal Professora Joana Alves dos Reis

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!