TURISMO

De Ubatuba a Angra dos Reis: conheça rota turística que liga SP ao RJ

Percurso pela rodovia Rio-Santos passa também por Ilhabela e Paraty; 2 mil praias são abrangidas pela rota Verde Azul, que quer ser internacional

Rebeca Freitas
Publicado em 19/09/2023, às 09h23

FacebookTwitterWhatsApp
Praia Ilha das Couves em Ubatuba - André Diniz
Praia Ilha das Couves em Ubatuba - André Diniz

Foi inaugurada uma nova rota com o objetivo de integrar quatro destinos turísticos, dos quais dois no estado de São Paulo e os demais no Rio de Janeiro. Dentre os municípios compreendidos na rota Verde Azul estão Ubatuba (SP), Ilhabela (SP), Paraty (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Todas as cidades são transpassadas pela rodovia Rio-Santos e a formalização da rota está em processo junto à Embratur. 

O itinerário contempla mais de 2 mil praias e ilhas paradisíacas destes municípios, dos quais 42 praias de Ilhabela, 102 de Ubatuba, 60 de Paraty e cerca de duas mil praias e 365 ilhas de Angra dos Reis. A rota se destaca por diversos atrativos naturais, como caminhadas, cachoeiras, birdwatching, mergulho, escaladas, trilhas e esportes náuticos. Ao longo do percurso também é possível encontrar cultura, história, gastronomia e infraestrutura hoteleira para todos os gostos.

A rota abrange 615 km, dos quais quase 400 km são à beira-mar ou com vista para a beleza da Mata Atlântica, na Serra do Mar. Pelo caminho, os visitantes poderão desfrutar dos 100 km de praias em Ubatuba e dos 92% de preservação ambiental do Arquipélago de Ilhabela. Os turistas que optarem pela rota Verde e Azul poderão ainda conhecer o centro histórico da colonial Paraty com toda sua cultura e a deslumbrante baía de Angra dos Reis e da famosa Ilha Grande.

A rota foi organizada pelos Convention & Visitors Bureau (CVB's) das cidades envolvidas. Os CVB's são associações que atuam nos destinos turísticos voltadas para a atração de convenções e eventos para a cidade, conforme explica Jorge Gomes, diretor Executivo do Convention de Paraty.  A união destas empresas tem o propósito de promover o desenvolvimento econômico e do turismo e aumentar a geração de receita, por meio do aumento do fluxo de visitantes. Todas as informações sobre a rota podem ser encontradas no site wwww.rotaverdeazul.com.

“Organizamos o roteiro para facilitar a experiência de quem vem conhecer uma das Costas mais bonitas do mundo. Os quatro destinos já são consolidados e estão entre os mais importantes do país. O que os Convention Bureau se propuseram a fazer foi organizar tarifário, selecionar experiências e lançar um site com as informações”, diz Marcio Franco, presidente do Convention de Ilhabela.

Com a união dos destinos, há a possibilidade do público internacional acessar a rota por dois grandes aeroportos de chegada. “Nós disponibilizamos todas as informações para as operadoras, para que elas façam a venda da região internacionalmente. O objetivo é que o turista venha, pouse no aeroporto de Guarulhos, alugue um carro e faça esse passeio parando nos destinos e vivendo essa experiência incrível. Depois ele deixa seu carro no aeroporto do Rio de Janeiro e volta para casa. O oposto também funciona”, conclui Franco.

Werner Hefler Benz, vice-presidente executivo do Convention de Ilhabela expõe que a ideia de juntar a costa sul do Rio de Janeiro e a costa norte de São Paulo já possui mais de 20 anos. “Por N fatores, as tentativas anteriores não chegaram a se concretizar. No final, a ideia é simples e lógica: unir as quatro cidades que fazem parte deste litoral fantástico, com entrada por São Paulo ou pelo Rio, fazendo o caminho ser uma experiência, nos moldes de outras rotas existentes pelo mundo. São cidades com características ímpares que juntas formam um destino especial”, exalta. 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Harry Finger, a rota será positiva para a região. “Nós acreditamos muito neste novo produto. A própria Embratur já deu sinal verde para ela, então nós estamos muito otimistas com a realização da obra”.

Na próxima semana, em 30 de setembro, a rota será divulgada no estande da Embratur na FIT Argentina (International Tourism Fair), a mais importante feira de turismo da América Latina, em Buenos Aires.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!