PERIGO

Afogamentos: final de semana teve 3 vítimas nas praias do litoral de SP

Uma morte foi confirmada em Caraguatatuba e dois corpos estão desaparecidos em Guarujá; veja as circunstâncias das ocorrências e os números do GBMar

Rebeca Freitas
Publicado em 18/09/2023, às 11h33 - Atualizado às 12h25

FacebookTwitterWhatsApp
Moradores tentaram ajudar sem êxito rapaz que foi puxado pelo mar na Prainha Branca - Eleni Nogueira
Moradores tentaram ajudar sem êxito rapaz que foi puxado pelo mar na Prainha Branca - Eleni Nogueira

Neste final de semana, um óbito foi registrado em Caraguatatuba e os bombeiros seguem na busca por dois corpos desaparecidos em Guarujá. As ocorrências de vítimas desaparecidas tiveram as buscas encerradas às 19h do domingo (17) e foram retomadas na manhã desta segunda (18), às 7h.

De acordo com o  Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) o mar estava em condições normais neste final de semana. “O mar não estava nem muito calmo, nem muito agitado. A questão é que o fluxo de banhistas estava bem alto, principalmente no Guarujá, por se tratar de um domingo de sol. Havia muitos turistas na praia", relata o Oficial de Área, Alberto Guimarães. 

Desaparecidos no Guarujá 

O primeiro dos casos registrados no domingo (17), em Guarujá, foi de um homem de cerca de 20 anos. Ele sumiu no mar na altura da praia da Enseada, no canto esquerdo do Maluf, por volta das 8h30. Ainda não há maiores informações sobre o caso e os bombeiros seguem nas buscas. 

O segundo caso registrado pelo GBMar foi de Nicolas Rocha Assencio Araújo, de 19 anos. Ele estava junto da namorada passando o dia na Prainha Branca, localizada entre Guarujá e Bertioga. A ocorrência foi por volta das 11h30, quando ele entrou no mar e começou a se afogar. O rapaz veio de Itaquaquecetuba, na grande São Paulo. Segundo testemunhas, o casal havia acabado de chegar na praia. Ela ficou na areia e ele entrou no mar, se afogando de maneira muito rápida.

Um surfista, Jonathan Joaquim, de 34 anos, tentou salvar o rapaz e conseguiu colocá-lo em cima de uma prancha de surfe, mas uma forte onda derrubou os dois. " Foi desesperador", lamenta.

Os bombeiros foram acionados e os pais do rapaz foram avisados e estão a caminho do local. O Portal Costa Norte segue em apuração no caso. 

Caraguatatuba 

O terceiro caso registrado pela GBMar foi em Caraguatatuba. Um homem de 50 anos foi encontrado boiando por volta das 16h na praia Martim de Sá. Conforme o oficial de área, Alberto Guimarães, o afogamento resultou em morte.  “A vítima e um amigo estavam na praia com água na altura da cintura. Aí o amigo percebeu que a vítima estava emborcada, ou seja, com a barriga para baixo, com a cabeça dentro d’água. E ai [o amigo] começou a pedir ajuda para os bombeiros, que retiraram a vítima da água. Ele foi levado para o hospital e veio a óbito”, relata o primeiro tenente da Polícia Militar. 

Ainda segundo o tenente Guimarães, a praia cenário do ocorrido costuma ser calma. “No caso de Caraguatatuba, o caso aconteceu na praia de Martins de Sá, que é uma praia que os índices de afogamento são bem baixos. Então neste caso nós dizemos que foi um afogamento secundário. A vítima pode ter algum problema anterior que levou ao afogamento”, explica.  

Segundo relatório da GBMar, no período do sábado (16), ao domingo (17), o Grupamento de Bombeiros Marítimo realizou 76 salvamentos em todo o litoral. Um total de 22 embarcações estava à disposição dos salva-vidas durante as operações. Ainda de acordo com a divulgação, 10 crianças foram encontradas e 27 mil prevenções foram realizadas.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!