Apesar de o próximo feriado nacional, em dia útil, ser apenas em novembro, em todo o estado de São Paulo é celebrado um feriado estadual em julho
A proximidade do dia 19 de junho, data em que é celebrado o Corpus Christi, muitos brasileiros se perguntam: é feriado ou ponto facultativo? De acordo com o calendário oficial do governo federal, publicado no Diário Oficial da União, Corpus Christi não é considerado feriado, mas ponto facultativo, inclusive no dia seguinte (20). Ou seja, cabe aos estados, municípios e empregadores decidirem se haverá ou não expediente.
O próximo feriado nacional previsto é o da Independência do Brasil, em 7 de setembro, no entanto, neste ano cai em um domingo, por isso, na prática, não gera um novo dia de descanso para a maioria dos trabalhadores.
Mesmo com vários feriados nacionais pela frente, o próximo com possibilidade de emenda prolongada, em âmbito nacional, será apenas em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, que cai em uma quinta-feira. Em algumas localidades onde o ponto facultativo da sexta-feira (21) foi autorizado, é possível estender o descanso até o fim de semana.
Os paulistas terão uma pausa antes desse período. O feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, em 9 de julho, cai em uma quarta-feira. Por ser um feriado estadual, ele não entra no calendário nacional, mas pode ser considerado na organização de agendas e cronogramas locais.