REGISTROS DO FIM DE SEMANA

Coladinhos e sem proteção 3: banhistas sem máscara e aglomerados nas areias de Praia Grande e Santos

Mesmo com Baixada Santista rebaixada para a fase amarela e com orientações das prefeituras, parte dos banhistas na orla da praia do Boqueirão e nas areias da Ponta da Praia desrespeitam as normas de proteção contra a disseminação da covid-19

Da redação
Publicado em 20/12/2020, às 19h41 - Atualizado em 21/12/2020, às 19h29

FacebookTwitterWhatsApp
Pessoas passeando pela orla sem o uso de máscara na orla da Praia do Boqueirão, em Praia Grande, na manhã deste domingo, 20. - Imagem: reprodução / Praia Grande mil Grau
Pessoas passeando pela orla sem o uso de máscara na orla da Praia do Boqueirão, em Praia Grande, na manhã deste domingo, 20. - Imagem: reprodução / Praia Grande mil Grau

Ao longo deste domingo, 20, foram registradas aglomerações nas praias de Santos e inúmeros banhistas desrespeitando as normas de uso obrigatório de máscara em Praia Grande.  Ambas as cidades são no litoral paulista.  

No início da tarde deste domingo, mais de 170 mil veículos já haviam descido a serra desde a meia-noite de sexta-feira, 18, apesar de restrições das prefeituras. O número de 177 mil veículos superou a estimativa mínima  para o fim de semana, que era de 150 mil veículos, segundo a Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, que abrange as principais rodovias que levam à Baixada Santista. A estimativa máxima para o mesmo período era 230 mil veículos.

O fim de semana de calor estimulou os turistas e moradores da litoral paulista a se deslocarem para as praias, mesmo com a regressão da região da fase verde para a amarela do plano São Paulo, por decisão do governo estadual, no dia 02 de dezembro. O recuo se deu em função do aumento dos casos de infecção por covid-19 na região e obriga as cidades da Baixada Santista a adotarem normas mais restritivas de frequência aos espaços públicos, inclusive nas praias, com o objetivo de conter a disseminação do vírus.

Pessoas passeando pela orla sem o uso de máscara na orla da Praia do Boqueirão, em Praia Grande, na manhã deste domingo, 20. (Imagem: reprodução / Praia Grande mil Grau)

Em vídeo que circulou nas redes sociais na manhã deste domingo, em que a orla da Praia do Boqueirão, em Praia Grande, é filmada de um ponto fixo, apesar de muitos banhistas que passavam usarem máscara, uma outra parcela desprezava o uso do equipamento de segurança. Ao longo de 7 minutos de vídeo, dezenas de banhistas,  muitos deles em grupos, transitam tranquilamente sem o uso equipamento.

Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/COSTAINFO3 📲 Informe-se, denuncie!

Analogamente, é possível atestar, ao longo do vídeo, que inúmeros pessoas em bicicletas ou correndo na ciclofaixa utilizam a máscara, enquanto outra parcela de pessoas praticando as mesmas atividades não utiliza o equipamento. No mesmo vídeo, é possível também avistar uma grande quantidade de guarda-sóis na areia, ao fundo.  Pela distância, não é possível atestar se, como ocorreu na orla, o uso de máscara estava sendo desrespeitado na faixa de areia de Praia Grande.

(Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna)

Além do distanciamento social mínimo de 2 metros, o uso de máscara em todos os espaços públicos é  recomendado pelos órgãos de Saúde para evitar a infecção pela covid-19. A orientação dos órgãos de saúde foi reforçada pelo governo estadual e pelas prefeituras, em diversos níveis.

Na cidade de Santos, o uso da máscara é obrigatório e a falta dela é caracterizada como infração passível de multa no valor de R$ 100. De acordo com a prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM) orienta os moradores e turistas sobre a obrigatoriedade do item em todas as regiões da cidade. As multas são aplicadas somente quando a pessoa não porta a máscara e/ou se recusa a usá-la.

Banhistas sem máscara, na Praia do Boqueirão, em Praia Grande, neste domingo, 20. (Foto: reprodução / Praia Grande Mil Grau)

Mesmo com tais determinações, diversos banhistas foram registradas sem máscara ou com ela abaixo do nariz, na Ponta da Praia, em Santos, ao longo da tarde deste domingo, 20. Nas imagens também é possível avistar pontos de aglomeração na faixa de areia santista.  

Praia Grande e Santos são as duas cidades da Baixada Santistas com maior número de casos confirmados de coronavírus. De acordo com o último boletim das prefeituras da região, deste sábado, 19, Praia Grande totaliza 12.064 casos confirmados, enquanto Santos contabiliza 28.841. Santos, entre as cidades da Baixada Santista, soma também o maior número de óbitos em decorrência da covid-19: 862 pessoas morreram vitimadas pela doença na cidade. Em Praia Grande, 325 pessoas morreram em decorrência do coronavírus.

Leia também

Coladinhos e sem proteção: multidões se aglomeram na noite Bertioguense

Coladinhos e sem proteção II: multidões se aglomeram em Santos, Bertioga, Praia Grande e Ubatuba

Cheios da grana, nem aí pro corona: banhistas ignoram normas de proteção em praia nobre de Santos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!