ONDA DE FRIO

Ciclone: tempo muda drasticamente no litoral de SP e semana é de frio rigoroso

Segundo Climatempo, onda de frio se aproxima da costa paulista e semana terá mínimas de 13°C; Defesa Civil alerta para fortes ventos, mar agitado e ondas acima dos três metros em todo o litoral de São Paulo nas próximas horas

Lenildo Silva
Publicado em 16/05/2022, às 10h13 - Atualizado em 17/05/2022, às 10h27

FacebookTwitterWhatsApp
Tempo muda drasticamente no litoral de SP e semana é de frio rigoroso Tempo no litoral - Reprodução redes sociais
Tempo muda drasticamente no litoral de SP e semana é de frio rigoroso Tempo no litoral - Reprodução redes sociais

Após um fim de semana de sol e temperaturas beirando os 30°C no litoral de São Paulo, uma nova frente fria e a formação de um ciclone extratropical próximo da costa na região Sul chegou no fim deste domingo (15). O fenômeno deve mudar o tempo em todo o estado de São Paulo e fortes ventos, frio intenso e chuva devem ocorrer nos próximos dias.

Leia os destaques jornalísticos do dia  ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Segundo os meteorologistas do Instituto Climatempo, a chuva se concentra sobre todo o Litoral Norte e Baixada Santista. A segunda-feira (16), será marcada por bastante nebulosidade e temperaturas mais amenas sobre estas regiões. O sol aparece intercalando períodos de céu nublado e a chuva se concentra a partir da tarde e pontualmente pode vir com moderada intensidade.

Leia também:Marinha alerta e forte ciclone deve causar grandes estragos no Sul do Brasil

Na terça-feira (17), a probabilidade de chuva aumenta na região e as temperaturas, principalmente as mínimas, diminuem em relação ao dia anterior em vários municípios. Mesmo com a presença do sol, a sensação será de frio. Na capital, a temperatura mínima será de 9°C. Já no litoral, as mínimas batem os 17°C.

Possibilidade de novos recordes

Atuação do ciclone próximo ao Sul do Brasil contribui para o aumento da sensação de frio, devido às fortes rajadas de vento ao longo dia Ciclone extratropical (Fonte: Climatempo)

Na quarta-feira (18), o frio ganha força no estado com a intensificação da massa de ar polar. A atuação do ciclone próximo ao Sul do Brasil contribui para o aumento da sensação de frio, devido às fortes rajadas de vento ao longo dia. Será um dia de bastante ventania, com rajadas de 62 a 88 km/h.

O amanhecer será gelado e a mínima prevista é de apenas 13 °C e a máxima não passa dos 20 °C. Várias cidades do interior também terão temperaturas mínimas mais baixas. Em Ribeirão Preto, Bauru, Franca e Campinas a mínima prevista é de 4 °C.

Alerta Defesa Civil

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta, na manhã desta segunda-feira, para previsão de ventos fortes em todo o litoral de São Paulo, a partir de hoje (16), até a quarta-feira.

Diante deste cenário, a pasta afirma ainda que haverá condições para ressaca, com ondas de até três metros e recomenda para evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf.

Leia mais:Defesa civil emite alerta para ventos fortes no litoral paulista

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Tendência

Ainda de acordo com o Climatempo, o destaque nos próximos dias é a forte onda de frio que vai atuar no centro-sul do país, derrubando as temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, podendo assim, registrar novos recordes de temperaturas em várias capitais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!