Defesa Civil de SP emitiu alerta sonoro, via celular, para Peruíbe e Itariri na quarta-feira (8); Cemaden tem alertas ativos no litoral paulista
Esther Zancan
Publicado em 09/01/2025, às 09h11 - Atualizado às 09h17
Uma forte chuva em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, colocou a cidade em alerta para alagamentos e deslizamentos. A Defesa Civil de São Paulo chegou a emitir um alerta sonoro, via celular, na tarde de quarta-feira (8), na cidade e também no município de Itariri, no Vale do Ribeira. De acordo com a Defesa Civil, em 24 horas, choveu 196mm em Peruíbe e 256mm em Itariri. O índice registrado em Peruíbe equivale a mais da metade do que é esperado para o mês de janeiro, que é de 236mm.
Ainda segundo o órgão, em Peruíbe, houve pontos de alagamentos no bairro Caraguava, devido ao grande volume de água e pelo aumento da maré. Equipes da Defesa Civil do estado estão na cidade para apoiar a estruturação do abrigo que receberá os desabrigados.
Em Itariri, houve pontos de alagamentos nos bairros Nova Itariri, Parque Serramar, Jardim Quiles e Jardim Ana Dias. Houve também transbordamento do rio Guanhanhã, causando inundação e deslizamento de terra na estrada municipal de acesso ao bairro, que ficou temporariamente bloqueada. Não há registro de pessoas feridas, também segundo a Defesa Civil do estado.
A prefeitura de Peruíbe informou, em suas redes sociais, que se mobilizou para monitorar a situação junto às autoridades, minimizar os efeitos da chuva e atender aos moradores de todas as regiões afetadas. Aproximadamente 45 famílias (130 pessoas), estavam desabrigadas até a noite de quarta-feira, em virtude do temporal, e estão sendo atendidas no abrigo montado na EMEF Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra, onde recebem atendimento médico, alimentação e acolhimento. Além disso, a equipe de zoonoses esteve no abrigo para atender os animais que também foram afetados pelas fortes chuvas.
A administração municipal orienta que as doações para os desabrigados devem ser feitas exclusivamente por meio do Fundo Social de Solidariedade de Peruíbe (av. São João, 696 - Centro), das 8h às 17h. No momento, as famílias necessitam de itens como roupas de cama e banho, fraldas, ração para animais, kits de higiene pessoal e absorventes.
O governo de SP informa que, até o momento, enviou caminhões carregados com 50 cestas básicas e 50 kits de higiene pessoal, além de 50 kits dormitório e limpeza para Peruíbe. A previsão do tempo indica que as chuvas devem seguir nesta quinta-feira (9), no litoral sul, Baixada Santista e litoral norte. A partir de sexta-feira (10), as chuvas devem perder a intensidade.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) está com alertas ativos no litoral paulista. Em Peruíbe, o alerta é laranja (alto) para risco hidrológico e movimentos de massa. Na cidade vizinha de Itariri, os alertas são os mesmos.
Em Itanhaém, também no litoral sul, há alerta amarelo (moderado) para risco hidrológico. No litoral norte, a cidade de Ubatuba tem alerta laranja para movimentos de massa. Em Bertioga, na Baixada Santista, as chuvas que caíram no início da noite de ontem (quarta-feira) provocaram deslizamento de terra e interdição na rodovia Mogi-Bertioga, que foi liberada nesta manhã.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.