Alerta de risco para inundações surgiu em celulares por volta de 10h30 desta segunda-feira (30); cidade de Mongaguá também registrou fortes chuvas
Esther Zancan
Publicado em 30/12/2024, às 13h54 - Atualizado às 14h40
Muitos moradores de Praia Grande, no litoral de São Paulo, levaram um susto na manhã desta segunda-feira (30). Por volta de 10h30, um alerta de grau severo da Defesa Civil de São Paulo, nos celulares, advertia a população sobre o alto risco de inundações na cidade, devido à chuva forte e persistente. O alerta recomendava busca por abrigo em local seguro, em caso de necessidade.
Em perfis no Instagram, como o Praia Grande Mil Grau, seguidores comentaram sobre a mensagem: "Pareceu aquelas mensagens de filme de catástrofe"; "Fiquei com medo, nunca tinha recebido mensagem assim, me senti no filme"; e "Me senti em Miami quando recebem alerta de furacão".
A chuva começou em Praia Grande ainda de madrugada. Pela manhã, a chuva continuou e foram registrados diversos trovões. Relatos nas redes sociais registram chuva mais intensa próximo à Serra do Mar e também na cidade de Mongaguá, com vídeos de alagamentos próximos à orla e grande volume de água no Poço das Antas.
A prefeitura de Praia Grande, também por meio das redes sociais, divulgou o alerta da Defesa Civil, e recomendou que, em caso de emergências, a Defesa Civil deve ser acionada por meio do telefone 199, a Polícia Militar, pelo 190, e o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. A administração municipal também advertiu que, aos primeiros sinais de chuva e raios, a população deixe a orla o mais breve possível.
O Portal Costa Norte entrou contato com a Defesa Civil de São Paulo. De acordo com o órgão, o alerta foi disparado para as cidades de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, devido a identificação, pelos meteorologistas, por meio de imagens de radar, de uma área significativa de instabilidade, com taxa de precipitação de 45 mm/h, que estava em direção da região.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com um alerta amarelo (perigo potencial) ativo para tempestades em todo o litoral de São Paulo. A advertência segue até às 22 horas desta segunda-feira. A previsão é de chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia, ventos intensos, entre 40km e 60km/h, e possibilidade de queda de granizo.
O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) está com alertas moderados ativos para movimento de massa em Iguape, Ilha Comprida, Peruíbe, Itanhaém, Praia Grande, Guarujá e Ubatuba. Há também risco hidrológico moderado em Peruíbe, Itanhaém e Praia Grande.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.