FIM DO LOCKDOWN

Baixada Santista, em SP, chega ao último dia de lockdown

Região retorna à fase emergencial nesta segunda-feira (5), mas pode seguir com restrições específicas, tais como barreiras sanitárias

Da redação
Publicado em 04/04/2021, às 09h46 - Atualizado às 10h20

FacebookTwitterWhatsApp
Lockdown na Região durou de 23 de março até 4 de abril. Foto Ilustrativa: Rua vazia em Colônia, durante lockdown na Alemanha Lockdown em Praia Grande - Imagem: Cristoph Hardt / Geisler Fotopress / Picture Alliance
Lockdown na Região durou de 23 de março até 4 de abril. Foto Ilustrativa: Rua vazia em Colônia, durante lockdown na Alemanha Lockdown em Praia Grande - Imagem: Cristoph Hardt / Geisler Fotopress / Picture Alliance

As nove cidades da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente) chegam neste domingo de Páscoa (04), ao último dia de lockdown.

Em vigor desde 23 de março, o lockdown foi instituído para controlar o avanço da covid-19 na região. A prorrogação do confinamento, por ora, já foi descartada pelo presidente do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista) e prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB).

A partir desta segunda-feira (5), a região retorna à fase emergencial do Plano São Paulo de contenção da covid-19, que prossegue válido até o próximo domingo (11).  O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), avalia não renovar a Fase Emergencial prevista para durar até o próximo dia 11. 

O Centro de Contingência da covid 19, porém, pede cautela para não espalhar um clima de ‘pior já passou’ entre a população, o que, definitivamente, não é o caso.

A atual fase emergencial entrou em vigor em 15 de março, inicialmente até 31 de março. No dia 26 de março, foi prorrogada até 11 de abril.

Lockdown na Região durou de 23 de março até 4 de abril. Foto Ilustrativa: Rua vazia em Colônia, durante lockdown na Alemanha Lockdown em Praia Grande (Imagem: Cristoph Hardt / Geisler Fotopress / Picture Alliance)

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤http://bit.ly/NoticiasLitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Retorno à fase emergencial

Apesar de retornar à fase emergencial, as cidades da Baixada Santista podem ter restrições especiais no próximo final de semana. Há possibilidade de manutenção das barreiras sanitárias e de fiscalização na entrada das cidades.

O presidente do Condesb, Rogério Santos (PSDB), afirmou em 31 de março, por ocasião do anúncio de não prorrogação do lockdown,  que nem ele e nem os outros prefeitos já definiram como será o fim de semana dos dias 10 e 11 de abril. Ele também ressaltou que uma nova reunião deverá ser realizada nos próximos dias. 

O retorno das nove cidades à Fase Emergencial segue com algumas mudanças

Escolas públicas e privadas não podem abrir as portas;

Aluguel de imóveis de temporada também permanece restrito;

Supermercados e padarias podem reabrir as portas, mas devem encerrar o expediente todos os dias às 20h;

Feirantes têm permissão para voltar a trabalhar, mas com novas medidas restritivas que ainda serão determinadas pelos municípios.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!