ALERTA!

“Atmosfera explosiva”: forte frente fria deve atingir o Brasil na próxima semana

Instituto Climatempo emite alerta para diversos eventos meteorológicos devido à passagem de grande e forte frente fria pelo país

Da redação
Publicado em 06/08/2022, às 10h57 - Atualizado em 08/08/2022, às 10h51

FacebookTwitterWhatsApp
De acordo com o instituto, o período será marcado por uma “atmosfera explosiva”, em que diversos eventos meteorológicos poderão ocorrer em todas as regiões do país “Atmosfera explosiva”: forte frente fria deve atingir o Brasil na próxima semana Nuven pesad - Montagem/Unsplash
De acordo com o instituto, o período será marcado por uma “atmosfera explosiva”, em que diversos eventos meteorológicos poderão ocorrer em todas as regiões do país “Atmosfera explosiva”: forte frente fria deve atingir o Brasil na próxima semana Nuven pesad - Montagem/Unsplash

O Instituto Climatempo emitiu um alerta na manhã do último sábado (6) de que uma forte frente fria deve atingir o Brasil nesta segunda semana do mês de agosto. 

De acordo com o instituto, o período será marcado por uma “atmosfera explosiva”, em que diversos eventos meteorológicos poderão ocorrer em todas as regiões do país, devido à passagem de uma grande e forte frente fria. 

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: Portal Costa Norte | Linktree

Ainda segundo o Climatempo, esta frente fria começa a se formar entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina durante a segunda-feira (8),  mas só se organiza completamente na terça-feira (9), junto com um ciclone extratropical que se forma sobre o Sul do Brasil. Este sistema desloca-se sobre o interior do Brasil nos dias 9, 10 e 11 de agosto. Esta frente fria também vai trazer uma forte massa de ar frio de origem polar.

O sistema, que deve atuar no país entre os dias 9 e 13 de agosto, possui potencial para provocar chuvas e ventos fortes, queda de granizo, queda brusca e acentuada de temperatura e também deve trazer risco de geada ou mesmo neve para algumas regiões e até mesmo fenômenos como tempestade de poeira. 

O Climatempo alerta também que o ciclone extratropical vai provocar ventos fortes na costa do Sul e Sudeste, elevando dessa maneira as ondas. 

Para o estado de São Paulo, o instituto prevê o risco de chuva forte e volumosa e fortes rajadas de vento. Pode acontecer também queda de granizo. Ele não descarta ainda a formação de nuvens de poeira em regiões do estado em que o solo esteja mais seco. 

Já a massa de ar polar deve derrubar as temperaturas fortemente na região Sul, na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e até no sul do Amazonas. 

Estimativa de temperatura mínima no Brasil para 11/8/2022 “Atmosfera explosiva”: forte frente fria deve atingir o Brasil na próxima semana Mapa de temperatura para 11 de agosto, mostrando frio dominando boa parte do país (Reprodução/Instituto Climatempo/GFS)

Leia também: Baleia beluga é vista no rio Sena, na França | VÍDEO

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!