INACREDITÁVEL

Baleia beluga é vista no rio Sena, na França | VÍDEO

Ainda não se sabe o porquê da baleia ter se afastado tanto de seu habitat, no Ártico, e ter chegado ao rio francês

Da redação
Publicado em 06/08/2022, às 10h12 - Atualizado às 11h49

FacebookTwitterWhatsApp
Belugas possuem a capacidade de sobreviver por um certo período de tempo na água doce Baleia beluga é vista no rio Sena, na França | VÍDEO Baleia beluga em tanque de cativeiro - Imagem ilustrativa/Unsplash
Belugas possuem a capacidade de sobreviver por um certo período de tempo na água doce Baleia beluga é vista no rio Sena, na França | VÍDEO Baleia beluga em tanque de cativeiro - Imagem ilustrativa/Unsplash

Algo aparentemente inimaginável foi avistado no rio Sena, que corta a França, nesta semana: uma baleia beluga, mamífero marinho que em sua maioria vive no Ártico. 

O rio Sena nasce no interior da França, corta a capital, Paris, e desemboca no Canal da Mancha, no Oceano Atlântico. A trajetória da beluga pelo rio está sendo monitorada por drones. 

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: Portal Costa Norte | Linktree

Em algumas imagens divulgadas, é possível ver a baleia, que é toda branca, nadando pelo rio e subindo para respirar. Veja: 

Ainda não se sabe o porquê da baleia ter se afastado tanto de seu habitat e ter chegado ao rio. Apesar de não ter se movimentado tanto nos últimos dias, informações dão conta que o animal já nadou dezenas de quilômetros no curso d’água e está quase no meio do caminho em direção à Paris. 

Especialistas ambientais e os serviços de resgate da França estudam opções para tentar salvar a beluga. 

De acordo com Lamya Essemlali, chefe do Sea Sheperd France, tirar a baleia da água é algo completamente descartado. A ideia é ajudar o animal a se alimentar e tentar de alguma forma acompanhá-lo em direção ao Oceano Atlântico. 

Apesar de as belugas serem animais que vivem em águas frias, como as do Oceano Ártico, acontece de elas se desviarem para regiões mais ao sul e, por vezes, para áreas de estuários ou mesmo rios. Elas possuem a capacidade de sobreviver por um certo período de tempo na água doce. 

Essa não é a primeira vez que um cetáceo se aventura pelo rio Sena. Em maio deste ano, uma orca avançou muitos quilômetros no curso d’água e acabou morrendo, pois já estava doente. A torcida é para que a beluga tenha uma sorte melhor e possa voltar sã e salva para seu “lar”. 

Leia também: Tartaruga sem vida é encontrada com nylon e plástico no intestino no litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!