BOM DIA

As notícias desta sexta (3)

Morre a jornalista Glória Maria. Leia também: Litoral em alerta climático, deputada da Baixada quer tirar túnel Santos-Guarujá do papel e mais notícias

Da redação
Publicado em 02/02/2023, às 15h45 - Atualizado às 16h41

FacebookTwitterWhatsApp
Glória estava no "Globo Repórter", da Rede Globo, há 12 anos Jornalista Glória Maria morre aos 73 anos Jornalista Glória Maria - Reprodução/Instagram
Glória estava no "Globo Repórter", da Rede Globo, há 12 anos Jornalista Glória Maria morre aos 73 anos Jornalista Glória Maria - Reprodução/Instagram

Destaques

ALERTA LARANJA PARA TEMPESTADES ATINGE LITORAL E MAIOR PARTE DO ESTADO

O litoral e a maior parte do estado de São Paulo estão sob alerta laranja (Perigo) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades até a manhã de hoje (3).

De acordo com o Inmet, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos.

JORNALISTA GLÓRIA MARIA MORRE AOS 73 ANOS

A jornalista e apresentadora Glória Maria, da Rede Globo, morreu na manhã desta quinta (2). Glória tinha 73 anos e desde 2019 lutava contra um câncer de pulmão.

A informação do falecimento da jornalista foi confirmada pelo Grupo Globo. Glória Maria era um dos ícones do jornalismo da emissora e apresentou o "Globo Repórter" por 12 anos. A carioca fez sua primeira entrada ao vivo pela Rede Globo em 1971 e passou por programas como "Fantástico", "Jornal Hoje", "RJTV", entre outros. Ela também ficou conhecida pelas grandes entrevistas que fez com nomes como Michael Jackson e Madonna e pelas matérias em diversos locais do mundo. Glória Maria deixa duas filhas.

Os dois destaques do litoral

Túnel Santos-Guarujá: A jornalista e deputada federal reeleita Rosana Valle (PL) defendeu o projeto do Túnel Santos-Guarujá que se arrasta há quase décadas. “Considero viável e inadiável, pois a população já espera esta ligação seca há um século e cabe às autoridades enfrentar este desafio. A ligação seca tem que sair do papel ”, disse a parlamentar em entrevista via e-mail ao Portal Costa Norte nesta quinta (2). Acesse e saiba mais.

Guarujá rejeita Suman: O prefeito do Guarujá, Valter Suman, tem seu governo reprovado por 7 em cada 10 moradores-eleitores da cidade, aponta pesquisa.

Segundo o instituto Badra, em julho de 2021 a gestão Suman era reprovada por 25,5% dos moradores-eleitores. Seis meses depois, em uma virada estrondosa, ele viu sua rejeição saltar para 63,3%. Agora, na mais recente pesquisa Badra de opinião, realizada em Guarujá no último dia 16, seu índice de reprovação alcança 69,3%, contra 26,9% de aprovação.

Brasil e Mundo

IBAMA CRIA SALA DE COMBATE AO GARIMPO ILEGAL EM TERRA YANOMAMI

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) criou uma Sala de Situação e Controle da Terra Indígena Yanomami para coordenar, planejar e acompanhar as ações de combate ao garimpo ilegal no interior do maior território de usufruto exclusivamente indígena do país.

O grupo funcionará junto à Superintendência do Ibama em Boa Vista (RR) e será coordenado por servidor que será indicado pela Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) do instituto, que poderá propor a formação de uma equipe de auxiliares.

COREIA DO NORTE CRITICA EXERCÍCIOS AÉREOS ENTRE EUA E COREIA DO SUL

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte rechaçou exercícios militares realizados pela Coreia do Sul e EUA nas águas da região e advertiu quanto a uma “reação drástica” para qualquer ação militar dos Estados Unidos.

As Forças Armadas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul realizaram exercícios aéreos combinados envolvendo bombardeiros B-1 sobre águas a oeste da Península Coreana.

Segundo o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, as manobras ocorreram nesta quarta-feira (1º) sobre o Mar Amarelo. Elas contaram com bombardeiros B-1 da Força Aérea dos Estados Unidos, além de caças F-35 de última geração pertencentes às Forças Armadas americanas e sul-coreanas. Funcionários governamentais da Coreia do Sul ressaltaram que vão responder com firmeza a ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!