BOM DIA

As notícias desta quinta (23)

Dez pessoas internadas em estado grave após desastre no litoral paulista. Leia também: Petrobras identifica pontos críticos em oleoduto de São Sebastião, solidariedade em Praia Grande e mais notícias

Da redação
Publicado em 22/02/2023, às 12h08 - Atualizado em 23/02/2023, às 10h40

FacebookTwitterWhatsApp
Desastre que atingiu 18 bairros deixou mais de 3 mil desabrigados e desalojados, 64 mortes e 26 resgates Tragédia no litoral norte Área de desmoronamento em São Sebastião - Divulgação/Defesa Civil Estadual
Desastre que atingiu 18 bairros deixou mais de 3 mil desabrigados e desalojados, 64 mortes e 26 resgates Tragédia no litoral norte Área de desmoronamento em São Sebastião - Divulgação/Defesa Civil Estadual

Destaques

TRAGÉDIA NO LITORAL NORTE: DEZ PESSOAS ESTÃO INTERNADAS EM ESTADO GRAVE

De acordo com a mais recente atualização da situação no litoral norte de São Paulo, após a tragédia das chuvas, divulgada na manhã desta quarta-feira (22), pelo governo do estado de São Paulo, dez pessoas estão internadas em estado grave.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que 28 adultos e seis crianças vítimas das chuvas foram atendidas, até o momento, no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN). Deste total, 10 estão em estado grave e 18 estáveis. Outros dois pacientes já receberam alta hospitalar e outras duas, uma grávida e uma puérpera, foram transferidas para o Hospital Stella Maris. Nesta terça-feira (21), duas crianças, ambas de oito anos, foram transferidas ao Hospital Regional de São José dos Campos.

APÓS DESASTRE EM SÃO SEBASTIÃO, PETROBRAS IDENTIFICA PONTOS CRÍTICOS EM OLEODUTO

Ontem (21), a Petrobras anunciou ter identificado cinco pontos críticos no Osbat, um sistema de oleodutos com mais de 120 km que liga os terminais de São Sebastião e Cubatão. Os locais críticos foram mapeados em sobrevoo após as chuvas que devastaram a cidade do litoral norte paulista no fim de semana.

Também ontem, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (PT), chegou a anunciar que se o oleoduto de São Sebastião não pudesse voltar a operar imediatamente, a estatal receberia petróleo por Santos para abastecer a refinaria Presidente Bernardes em Cubatão e a refinaria de Capuava em Mauá. Mais tarde, porém, a Petrobras anunciou que não foram identificados danos aos dutos de São Sebastião.

Os dois destaques do litoral

Solidariedade em Praia Grande: Dois caminhões foram abastecidos na manhã desta terça (21) em Praia Grande com mais de 700 quilos de kits de alimentos e 10 mil itens materiais de higiene pessoal, 5 mil itens de medicamentos e materiais para curativos para serem levados para famílias da região que foram impactadas pelas fortes chuvas do último final de semana.

Chuva recorde em Bertioga: Novos dados sobre a chuva torrencial que desabou sobre Bertioga, Guarujá e as cidades do Litoral Norte de São Paulo no fim de semana mostram o tamanho da fúria da natureza.

Segundo a MetSul Meteorologia, entre as 20h50 e 21h40 do sábado (18), o ponto de medição na praia de Guaratuba, em Bertioga, registrou 143 mm. Das 21h50 a 22h40, o pluviômetro acusou mais 130 mm. Foram 273 mm de chuva em duas horas.

Brasil e Mundo

MARINHA ENVIA HOSPITAL DE CAMPANHA FLUTUANTE AO LITORAL DE SÃO PAULO

A Marinha brasileira enviou na manhã de desta quarta (22) o maior navio de sua frota, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, para funcionar como um hospital de campanha no litoral norte de São Paulo. A previsão é que a embarcação aporte hoje em São Sebastião.

De acordo com a Marinha, o navio permitirá reforçar o atendimento médico aos desabrigados e desafogar hospitais da região, permitindo que eles priorizem os casos mais graves. Além do Atlântico, a Marinha está enviando o Guarapari, uma embarcação de desembarque de carga, que possui uma rampa capaz de atracar em praias, o que facilitará o resgate de vítimas em áreas ainda isoladas.

ESTUDO COM FORMIGAS REVELA EFEITOS DO PASTO NA DIVERSIDADE AMAZÔNICA

A conversão de porções da floresta amazônica em áreas de agricultura itinerante e de pastagem para criação de gado reduz a diversidade de formigas, que por sua vez passam a predar mais insetos. Esse processo, no entanto, ocorre de forma mais intensa no caso dos pastos.

A conclusão é de um estudo realizado por um grupo de nove pesquisadores das universidades Federal de Lavras (UFLA) e Federal do Acre (UFAC), e estão em um artigo publicado na revista Insect Conservation and Diversity, periódico científico referência internacional em entomologia, ramo da zoologia que estuda os insetos. Acesse e saiba mais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!