BOM DIA

As notícias desta quinta (2)

Prometido há quase um século, Túnel Santos-Guarujá pode virar realidade. Leia também: Guarujá é campeã de ocorrências envolvendo banhistas, deputados federais tomam posse e mais notícias

Redação
Publicado em 01/02/2023, às 16h12 - Atualizado às 16h14

FacebookTwitterWhatsApp
Além do escoamento de produtos a granel , o porto também tem grande movimentação de containers TERMINAL DE CONTAINERS Visão aérea do terminal de containers - SPA
Além do escoamento de produtos a granel , o porto também tem grande movimentação de containers TERMINAL DE CONTAINERS Visão aérea do terminal de containers - SPA

Destaques

TÚNEL SANTOS-GUARUJÁ: PROJETO DE LIGAÇÃO SECA GANHA FORÇA

Moradores de Santos e Guarujá com certeza já ouviram muita história sobre a construção de uma ponte ou de um túnel ligando os dois municípios, história que para muitos virou lenda. Atualmente, quem precisa atravessar o canal que divide as duas cidades, motorizado ou de bike, tem a opção de encarar a sofrível travessia de balsa ou dar uma volta de 40 quilômetros pela rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Atualmente, novas promessas para ligação entre os dois municípios voltaram à tona. Acesse e saiba quais são os desafios para a construção, as cidades envolvidas e como se manifestam as principais autoridades ligadas à Baixada Santista.

GUARUJÁ REGISTRA DEZ VEZES MAIS OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO BANHISTAS QUE SANTOS, PRAIA GRANDE E CARAGUÁ

Entre as maiores cidades da Baixada Santista e litoral norte de São Paulo, Guarujá é a campeã absoluta de ocorrências envolvendo irregularidades cometidas por banhistas nas praias. Um levantamento do Portal Costa Norte desta quarta (1º), com base em dados das prefeituras, aponta que, em média, Guarujá registra dez vezes mais ocorrências nas praias que Santos, Praia Grande e Caraguatatuba juntas.

Enquanto Santos, Praia Grande e Caraguatatuba juntas registram, em média, 2.183 ocorrências mensais, Guarujá registrou 23.332 ocorrências envolvendo banhistas no período entre 17 de dezembro e 17 de janeiro.

Ricardo Tobar, superintendente de Fiscalização do Comércio Ambulante e Posturas de Guarujá, explica que a diferença expressiva entre os registros nas cidades pode se dar pela quantidade de ocorrências envolvendo som alto nas praias de Guarujá (mais de 150 por dia em média) e por um método diferente de registro de ocorrências nas praias entre as cidades.

Os dois destaques do litoral

Bertioga Moto Fest: O ‘Bertioga Moto Fest’, maior encontro de motociclistas do litoral paulista, ocorre entre 3 e 5 de fevereiro na Arena Bertioga. O festival terá muito rock com Capital Inicial, Ultraje a Rigor e Wicked Motor Band. A entrada será 1 kg de alimento não perecível.

Novidade em Praia Grande: A mais recente novidade anunciada em Praia Grande é uma nova loja da rede de supermercados Pão de Açúcar. O novo supermercado ficará localizado na avenida Marechal Mallet, no bairro Canto do Forte (esquina com a rua Marechal Maurício José Cardoso).

O Grupo Pão de Açúcar (GPA), disse que a nova loja será inaugurada ainda no primeiro semestre de 2023. As obras do empreendimento estão bem adiantadas.

Brasil e Mundo

PARLAMENTARES TOMAM POSSE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Os 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022 tomaram posse nesta quarta (1º). A solenidade começou com os deputados de cada estado e do Distrito Federal sendo chamados individualmente para prestar o juramento.

Os deputados empossados fizeram, individualmente, o juramento após o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), defender e cumprir a Constituição, na abertura da sessão.

LÍDERES AFRICANOS FAZEM PACTO PARA ACABAR COM AIDS EM CRIANÇAS ATÉ 2030

Ministros e representantes de 12 países do continente africano fizeram um pacto para acabar com a Aids em crianças até 2030. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta primeira reunião ministerial da Aliança Global para Eliminar a Aids em Crianças, na Tanzânia, marca um passo adiante no sentido de garantir que crianças com HIV tenham acesso ao tratamento antirretroviral e que gestantes com HIV tenham seus filhos livres do vírus.

“Vamos trabalhar para impulsionar o progresso nos próximos sete anos, para garantir que a meta de 2030 seja cumprida”, reforçou a OMS. Dados da entidade revelam que, atualmente, em todo o mundo, uma criança morre de causas relacionadas à Aids a cada cinco minutos, enquanto apenas metade das crianças vivendo com HIV utilizam terapias antirretrovirais. O percentual entre adultos é de 76%.

Além da Tanzânia, as demais nações que firmaram o pacto são Angola, Camarões, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Quênia, Moçambique, Nigéria, África do Sul, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!