BOM DIA

As notícias desta quarta (5)

Merenda com larvas em Ubatuba, cobras em morro de Santos. Leia também: Encenação da Paixão de Cristo começa hoje em Praia Grande, Delegacias da Mulher vão funcionar 24 horas e mais notícias

Da redação
Publicado em 04/04/2023, às 15h08 - Atualizado às 15h10

FacebookTwitterWhatsApp
Cobra-coral no Morro Santa Maria, em Santos. Quantidade de aparições aumentou neste ano, diz líder comunitária Cobras corais verdadeiras em morro de Santos preocupam moradores Cobra-coral - Imagem: Francisneide Caldas
Cobra-coral no Morro Santa Maria, em Santos. Quantidade de aparições aumentou neste ano, diz líder comunitária Cobras corais verdadeiras em morro de Santos preocupam moradores Cobra-coral - Imagem: Francisneide Caldas

Destaques

ESCOLA SERVE MERENDA COM LARVAS EM UBATUBA

Imagens de uma refeição com larvas servida na escola Dionisia Bueno Velloso em Ubatuba, na segunda (3), causaram repulsa na internet. O prato com arroz, feijão, carne moída, batata, cenoura e larvas indignou e causou revolta. A postagem teve 230 compartilhamentos e muitos comentários, a maioria cobrando mais atenção no preparo do alimento e também respostas à prefeitura.

A unidade, contudo, é de responsabilidade do estado e não da prefeitura. Na manhã de ontem (4), a direção da escola também utilizou a rede social para esclarecer o problema. Em sua página no Facebook, por meio de nota, a direção afirmou que o ocorrido com o arroz foi um caso isolado no período da manhã do dia 3 e deu mais detalhes: “O pacote estava lacrado, dentro do prazo de validade. A combinação de calor e umidade, inerente à nossa região, gera esses fenômenos”.

Saiba mais

COBRAS-CORAIS VERDADEIRAS PREOCUPAM MORADORES EM MORRO DE SANTOS

Constantes aparições de cobras-corais verdadeiras têm se tornado motivo de apreensão para os moradores do Morro Santa Maria, a cerca de 5 km da região central de Santos, no litoral de SP.

Ao Portal Costa Norte, uma líder comunitária disse que, apesar de diversos alertas dela e de outros moradores nas redes sociais, nenhum órgão ambiental foi instruir a população ou verificar porque tantas cobras estão aparecendo no morro cercado por vegetação onde moram cerca de cinco mil pessoas.

A pedido da reportagem, o biólogo especialista em cobras e divulgador científico Henrique Charles Abrahão, conhecido como Biólogo das Cobras, analisou imagens enviadas por moradores e confirmou que se trata da coral verdadeira (Micrurus corallinus). Ele também esclareceu que, apesar de venenosa, a espécie não é agressiva e está em seu habitat.

Saiba mais

Os dois destaques do litoral

Paixão em Praia Grande: Estreia hoje (5) um dos espetáculos mais tradicionais de Praia Grande, considerado Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade. Paixão de Cristo - O Musical: Memórias, será apresentado de até 8 de abril, sempre às 20 horas, no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes.

Esgotados desde o último sábado (1º), os ingressos solidários são itens de higiene que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade. "As trocas tiveram início no dia 27 de março e os convites esgotaram rapidamente, o que mostra o sucesso do espetáculo, apresentado no Teatro Serafim Gonzalez desde 2018", explicou o diretor, Alan Queiroz.

Litoral internacional: O secretário de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, assinou, na segunda (3), um acordo de cooperação com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e prefeituras locais para promoção internacional dos destinos do Litoral Norte de São Paulo.

Brasil

FAB DIVULGA RELATÓRIO SOBRE OPERAÇÃO YANOMAMI

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou relatório com o balanço dos 60 dias da operação Yanomami, em Roraima, que envolveu o emprego de aeronaves para apoiar as ações na região, como transporte de indígenas, distribuição de alimentos e assistência médica.

Segundo o documento, divulgado na segunda (3), até o momento 201 indígenas foram transportados, foram distribuídos 350 mil quilos de alimentos e houve 1.903 atendimentos no hospital de campo montado na região Yanomami.

A operação entregou 20 mil cestas básicas em todo o território indígena, atendendo mais de 40 aldeias. Em relação aos atendimentos médicos, o relatório aponta para uma redução nas ações de saúde, culminando, na semana passada, em uma média de dois atendimentos diários.

Saiba mais

DELEGACIAS DE ATENDIMENTO À MULHER TERÃO FUNCIONAMENTO ININTERRUPTO

As delegacias especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) terão funcionamento 24 horas por dia, inclusive em feriados e finais de semana. A determinação está na Lei nº 14.541, publicada ontem (4), no Diário Oficial da União. As delegacias deverão prestar atendimento em salas reservadas e, preferencialmente, por policiais mulheres.

O texto define ainda que os policiais encarregados do atendimento deverão receber treinamento adequado para permitir o acolhimento das vítimas de maneira eficaz e humanitária.

Também ficou estabelecido que as delegacias especializadas disponibilizarão número de telefone ou outro mensageiro eletrônico destinado ao acionamento imediato da polícia em casos de violência contra a mulher.

Saiba mais

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!