Denúncia

Escola serve merenda com larvas em Ubatuba

Arroz, feijão, carne moída, batata, cenoura e larvas, estes foram os ingredientes da merenda servida na E.E. Dionisia Bueno Velloso Professora, na segunda (3); direção da unidade esclarece o problema

Da redação
Publicado em 04/04/2023, às 10h19 - Atualizado às 10h59

FacebookTwitterWhatsApp
Direção da escola divulgou embalagem do arroz com data de validade dentro do prazo  Embalagem de arroz - Reprodução/Internet
Direção da escola divulgou embalagem do arroz com data de validade dentro do prazo Embalagem de arroz - Reprodução/Internet

Imagens de uma refeição com larvas servida na unidade escolar E.E. Dionisia Bueno Velloso Professora em Ubatuba, ontem (3), movimentou a internet. O prato com arroz, feijão, carne moída, batata, cenoura e larvas, sim, larvas!, indignou e causou revolta; a postagem teve 230 compartilhamentos e muitos comentários, a maioria cobrando mais atenção no preparo do alimento e também respostas à prefeitura. 

No detalhe, a larva na refeição Detalhe da merenda com larva no arroz (Reprodução/Internet)

Entretanto, a unidade é de responsabilidade do estado e não da prefeitura. Na manhã de hoje, terça-feira (4), a direção da escola também utilizou a rede social para esclarecer o problema. Em sua página no Facebook, por meio de nota, a direção afirmou que o ocorrido com o arroz foi um caso isolado no período da manhã do dia 3 e deu mais detalhes: “O pacote estava lacrado, dentro do prazo de validade. A combinação de calor e umidade, inerente à nossa região, gera esses fenômenos”. 

Na nota, a direção da unidade ainda atribui a “falha” à profissional responsável pelo preparo do alimento e afirma que a situação está sendo rigorosamente apurada. “Ainda ontem no período da manhã estiveram presentes a nutricionista e a responsável pela prestadora de serviços da merenda escolar. Foi revisado todo o estoque, não havendo nenhuma irregularidade”. Na postagem, a imagem de uma embalagem de arroz apresenta a data de validade até o dia 25 de agosto deste ano.  

Direção da escola divulgou embalagem do arroz com data de validade dentro do prazo Embalagem de arroz (Reprodução/Internet)

Resposta da Secretaria Estadual de Educação

Questionada pela reportagem, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) respondeu: “Assim que detectou a presença de caruncho na alimentação, ainda dentro do prazo de validade, a gestão da escola descartou o produto e solicitou a reposição. A direção da unidade escolar também notificou a empresa responsável pela manipulação dos alimentos e a empresa vai reforçar os cuidados com o controle de qualidade dos alimentos. A diretoria de Ensino e a equipe gestora da unidade estão à disposição da comunidade escolar para mais esclarecimentos”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!