No fim do mês passado, foi determinada a suspensão dos descontos de mensalidade associativa; a estimativa de reembolso total é de R$ 292 milhões
O INSS informou que, a partir de segunda-feira (26), fará o reembolso de descontos indevidos do mês de abril a todos os aposentados e pensionistas que tiveram mensalidade associativa descontada na folha de pagamento. Devem ser reembolsados R$ 292 milhões aos beneficiários.
A devolução ocorrerá junto com o pagamento regular, no período de 26 de maio a 6 de junho. A medida decorre da suspensão de descontos do tipo, determinada no fim do mês passado, quando a folha de abril já estava fechada. Dessa forma, o INSS reteve os valores, em vez de repassar às entidades associativas e, agora, fará o reembolso, por isso, os beneficiários não precisam tomar providências.
Conforme explicado pelo INSS, a data varia conforme o valor do benefício (igual ou maior que um salário mínimo) e do último algarismo do Número de Benefício (NB), sem considerar o dígito verificador, que aparece depois do traço.
Caso não reconheça o débito em folha de mensalidades associativas, o aposentado ou pensionista deve acionar o INSS. Isso pode ser feito pelo app, site e o telefone 135 do órgão, bastando informar o desconto. Os beneficiários que ainda não fizeram a consulta, poderão, a partir de 30 de maio, ir até uma das agências dos Correios para a verificação.
O INSS também alerta para golpes, por isso, informou que não faz ligações, não envia SMS, e-mail, mensagem de Whatsapp ou qualquer outro tipo de contato além dos oficiais para informar sobre o reembolso. Destaca também para ficar atento às fontes oficiais, não fornecer os dados pessoais nem clicar em links suspeitos.