Mensagem chegou a quem estava no Guarujá; celulares recebem o alerta mesmo que não possuam acesso à Internet ou estejam no modo silencioso
Rodrigo Florentino
Publicado em 27/12/2024, às 08h36 - Atualizado às 08h40
Moradores e turistas que estavam no Guarujá, durante a noite de quinta-feira (26), receberam, em seus celulares, o primeiro alerta sonoro contra desastres emitido no litoral de São Paulo pela Defesa Civil. Este foi o segundo alerta emitido pelo órgão no estado. O primeiro foi acionado em Campinas e região, no dia 25 de dezembro.
A mensagem, divulgada nas redes sociais por internautas, informa que há alerta de chuvas intensas no Guarujá, e que as pessoas devem seguir as orientações da Defesa Civil e do plano de contingência locais.
Leia mais: Litoral de SP tem previsão de chuva para o úlltimo fim de semana de 2024
Por meio do chamado Cell Broadcast, o Defesa Civil Alerta emite avisos sobre riscos de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, entre outros. Os celulares recebem o alerta mesmo que não possuam acesso à Internet ou estejam no modo silencioso, basta apenas que esteja conectado a uma antena de telefonia e que tenha suporte mínimo de 4G.
O Defesa Civil Alerta reforça mensagens já enviadas por SMS e Whatsapp. Um dos diferenciais é que o sistema apresenta a mensagem de texto sobreposta ao conteúdo em uso no celular. A janela só fecha com o comando do usuário do aparelho.
Rodrigo Florentino
Formado em Comunicação Social na Univesidade Santa Cecília (UniSanta)