100 ANOS

Agora vai: Lula e Tarcísio lançam edital do túnel Santos-Guarujá

Empreendimento é demanda centenária da região e reduzirá o tempo de deslocamento entre os dois municípios; lançamento foi em clima amistoso

Eleni Nogueira
Publicado em 27/02/2025, às 14h29

FacebookTwitterWhatsApp
Cerimônia também contou com assinatura para prorrogação da delegação do Porto de São Sebastião - Ricardo Stuckert / PR
Cerimônia também contou com assinatura para prorrogação da delegação do Porto de São Sebastião - Ricardo Stuckert / PR

O Brasil terá seu primeiro túnel submerso. O lançamento do edital de concessão do túnel Santos-Guarujá ocorreu nesta quinta-feira (27), no Valongo, em Santos, com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva e do governador Tarcísio de Freitas, em clima de união entre os entes federativos. "É o dia do entendimento", disse Tarcísio, ao anunciar que o leilão será em 1º de agosto. 

Em cerimônia na qual muitos tiveram espaço para fala, o  presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, ressaltou que a obra uniu o passado e o futuro, ao lembrar que se trata de um projeto centenário. Ele também destacou que a assinatura da concessão é só um começo, que ainda faltam o leilão, o início das obras e a entrega, com um prazo de 3 a 4 anos e destacou: “Esse projeto uniu grandes estadistas; há 100 anos esse túnel foi projetado, daqui a 100 anos, dirão que fizemos história, porque esse túnel já nos uniu. Bora trabalhar”. 

Outro ponto destacado por Pomini e, também pelo presidente Lula, foi um dos aspectos sociais da obra, que objetiva o fim das moradias em palafitas naquela região. “Vamos devolver a dignidade para pessoas que vivem em palafitas. Esse túnel vai acabar com essa distorção histórica e beneficiar 1,2 mil famílias”, disse o presidente da APS. 

O presidente Lula destacou: "Este túnel é para melhorar a vida de quem mora em Santos, de quem mora em Guarujá e de todos que utilizam essa travessia". A estrutura tem investimento estimado em R$ 6 bilhões, divididos entre governo do estado, governo federal e a iniciativa privada, que será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel.

O túnel

Com 870 metros de comprimento e profundidade de 21 metros, o túnel ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. O projeto é uma demanda antiga da população e reduzirá o tempo de deslocamento entre as duas áreas urbanas. Atualmente, a travessia é feita por balsa ou por cerca de 40km de rodovia. Mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens em barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

O projeto do túnel submerso está qualificado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e será executado por meio de parceria público-privada (PPP), com valor de investimento estimado em R$ 6 bilhões.

Porto de São Sebastião

Na cerimônia, também foi assinada a prorrogação da delegação do Porto de São Sebastião, no litoral norte, estendendo sua operação até 2057. Atualmente, o porto possui configuração natural, que o categoriza como a 3ª melhor região portuária do mundo. Isso se deve à profundidade natural do canal de navegação, que facilita a circulação de navios de grande porte. É um diferencial para os operadores de carga, que podem potencializar os embarques de seus produtos. 

Para mais conteúdos:

Eleni Nogueira

Eleni Nogueira

Jornalista formada em Comunicação Social na Universidade Braz Cubas

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!