Ranking da AirHelp analisa pontualidade, qualidade dos serviços e estrutura de alimentação e lojas; veja a lista dos 10 melhores

O Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek foi eleito o quarto melhor do mundo no ranking AirHelp Score 2025, o único terminal brasileiro entre os dez primeiros colocados. O levantamento contemplou 250 aeroportos em 68 países, avaliados por cerca de 13,5 mil usuários, com base em critérios como pontualidade dos voos, qualidade dos serviços e estrutura de alimentação e lojas.
Segundo a AirHelp, empresa global especializada em assistência a passageiros, o terminal brasiliense obteve nota final de 8,47, com destaque para a pontualidade dos voos (nota 8,6), avaliação dos serviços (8,3) e alimentação e lojas (8,2). O aeroporto subiu uma posição em relação ao ranking realizado em 2024.
Em nota divulgada à imprensa, Rogério Coimbra, diretor comercial e de assuntos corporativos da Inframerica, administradora do aeroporto de Brasília, comentou sobre a conquista: "É uma grande satisfação figurar entre os melhores do mundo e representar o Brasil nesse ranking. Subimos uma posição em relação ao ano passado, o que reforça nosso compromisso contínuo com a excelência. Esse resultado é fruto do trabalho diário das nossas equipes, parceiros e órgãos públicos para oferecer uma experiência cada vez melhor aos passageiros".
Apesar do bom desempenho do aeroporto da capital, o Brasil registrou o pior resultado dos últimos anos no ranking, com apenas um terminal entre os dez melhores e dois entre os vinte mais bem avaliados. “O Aeroporto de Brasília manteve-se entre os destaques com avaliações positivas, especialmente no que diz respeito ao desempenho pontual dos voos, garantindo a satisfação dos usuários”, analisou Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
Entre os vinte primeiros colocados, também aparecem o Aeroporto de Belém/Val-de-Cans, em 13º lugar, e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em 17º. O terminal paraense perdeu quatro posições em comparação com o ranking anterior, enquanto o Santos Dumont subiu 23 posições.
A lista ainda inclui outros aeroportos brasileiros: Fortaleza (24º); Galeão (29º); Afonso Pena – Curitiba (46º); Guararapes – Recife (47º); Guarulhos (61º); Congonhas (63º); Hercílio Luz – Florianópolis (72º); Viracopos – Campinas (73º); Tancredo Neves – BH (77º); Salvador (113º) e Porto Alegre (216º).
Por fim, o top três ficou como aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul, figurando na primeira colocação do ranking, seguido do aeroporto de Hamad, em Doha, no Catar, e do aeroporto King Khalid, em Riade, na Arábia Saudita. A AirHelp explica que a pontualidade continua sendo o fator com maior peso na nota final, e que os aeroportos brasileiros registraram grande variação de desempenho nos últimos anos.
O aeroporto Salgado Filho, por exemplo, teve sua pontuação afetada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e ficou nas últimas posições, explica Luciano Barreto.
Segundo a empresa, que publica anualmente desde 2015, o AirHelp Score é um dos rankings mais abrangentes e utilizados por viajantes para comparar a experiência oferecida por aeroportos e companhias aéreas ao redor do mundo.
| Aeroporto | Local | AirHelp Score |
| Aeroporto da Cidade do Cabo | Cidade do Cabo, África do Sul | 8,57 |
| Aeroporto de Hamad, em Doha | Doha, Catar | 8,52 |
| Aeroporto Rei Khaled, em Riad | Riade, Arábia Saudita | 8,47 |
| Aeroporto de Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek | Brasília, Brasil | 8,47 |
| Aeroporto de Mascate | Mascate, Omã | 8,47 |
| Aeroporto de Tocumen, no Panamá | Cidade do Panamá, Panamá | 8,42 |
| Aeroporto King Shaka de Durban | Durban, África do Sul | 8,40 |
| Aeroporto de Salt Lake City | Salt Lake City, Estados Unidos | 8,29 |
| Aeroporto de Bergen | Bergen, Noruega | 8,27 |
| Aeroporto Rei Fahd ou de Dammam | Dammam, Arábia Saudita | 8,26 |

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, considerado o mais movimentado do Brasil, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2024, ficou em 61º no ranking da AirHelp. De acordo com a lista, o equipamento recebeu nota total de 7,3. As avaliações concederam nota oito para a pontualidade dos voos; 7,5, na classificação dos clientes; e 7,8, pela estrutura de alimentação e lojas.
Apesar do posicionamento no ranking, o aeroporto de Guarulhos segue como um dos mais utilizados do Brasil. Em levantamento feito pelo portal Costa Norte, só no primeiro semestre de 2025, entre voos domésticos e internacionais, a estrutura recebeu 22.288.150 passageiros. Para comparação, no mesmo período, em 2024, o aeroporto movimentou 20.698.673 passageiros.
Ao todo, 43.580.962 de passageiros utilizaram o serviço do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos em 2024.