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Rodovia do litoral de SP terá 23 novos radares; veja onde e quando

Novos radares passarão por testes e homologação antes de entrarem em atividade; cidades são Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba

Rodovia do litoral de SP recebe 23 novos radares; veja onde e quando
Equipamentos começam a ser avaliados a partir de julho - Foto: Divulgação/DER

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) anunciou o início da fase de testes dos 23 novos radares eletrônicos instalados na rodovia Rio-Santos (SP-55), em trechos que ligam a Baixada Santista ao litoral norte do estado. Os equipamentos começam a ser avaliados a partir de julho, com duração prevista de 30 a 45 dias para a fase de testes.

Após esse período, os dispositivos passarão por processo de homologação, que poderá se estender por mais 30 a 60 dias, que totaliza até 105 dias antes do início das atividades. Durante essa etapa, os radares não emitem multas. O objetivo do processo é garantir a conformidade e precisão dos equipamentos, conforme exigido pelas normas do Inmetro, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e outras regulamentações técnicas.

Segundo o DER-SP, somente após o cumprimento integral dos critérios legais e técnicos será definida a data de início da fiscalização efetiva, que será amplamente divulgada por canais oficiais e no Diário Oficial do Estado.

Radares no litoral

Todos os radares instalados na rodovia Rio-Santos tiveram os prazos estendidos devido à divisão contratual por lotes regionais. Do total de novos dispositivos instalados na região, 16 estão em São Sebastião. Os demais estão distribuídos entre Bertioga (3), Caraguatatuba (3) e Ubatuba (1). Entre os pontos contemplados estão bairros como Maresias, Juquehy, Boraceia, Tabatinga, Massaguaçu e São Lourenço, na altura de Itaguaré.

Parte dos equipamentos já está implantada, e outra parte ainda em fase de instalação. Entre os trechos com radares já instalados estão os quilômetros 147,750; 156,970; 160,550; 189,500 e 165,900, em São Sebastião, além dos quilômetros 73,150 e 79,800, em Ubatuba, e o km 89,100, em Caraguatatuba.

Outros pontos ainda estão em processo de implantação, como os radares localizados nos km 154,200; 178,100; 188,500; 156,200 e 114,260, todos em São Sebastião. O DER-SP informou que os atrasos em alguns trechos ocorrem por motivos técnicos e logísticos previstos contratualmente, sem prejuízo à conclusão do projeto.

O edital nº 145/2023 prevê a instalação de 649 radares em rodovias não concedidas do estado. Até o final de maio, 313 equipamentos já haviam sido instalados e entraram em fase de testes no início de junho. Os demais 336 seguem em fase de implantação, com cronogramas adaptados conforme a complexidade de cada trecho.

Veja abaixo o limite de velocidade nos pontos

  • Km 147.750 (limite de velocidade de 40km/h), em São Sebastião – implantado;
  • Km 156,970 (limite de velocidade de 50km/h), em São Sebastião – implantado;
  • Km 160.550 (limite de velocidade de 40km/h), em São Sebastião – implantado;
  • Km 177.220 (limite de velocidade de 40km/h), em São Sebastião – implantado;
  • Km 189.500 (limite de velocidade de 40km/h), em São Sebastião – implantado;
  • Km 136.400 (limite de velocidade de 60km/h), em São Sebastião – implantado;
  • Km 150.800 (limite de velocidade de 40km/h), em São Sebastião – implantado;
  • Km 137.150 (limite de velocidade de 40km/h), em São Sebastião – implantado;
  • Km 165.900 (limite de velocidade de 40km/h), em São Sebastião – implantado;
  • Km 119,950 (limite de velocidade de 40km/h), em São Sebastião – implantado;
  • Km 141.220 (limite de velocidade de 40km/h), em São Sebastião – implantado;
  • Km 89,100 (limite de velocidade de 40km/h), em Caraguatatuba – implantado;
  • Km 73,150 (limite de velocidade de 60km/h), em Ubatuba – implantado;
  • Km 79,800 (limite de velocidade de 60km/h), em Ubatuba – implantado;
  • Km 80,800 (limite de velocidade de 60km/h), em Ubatuba – implantado;
  • Km 154.200 (limite de velocidade de 40km/h), em Bertioga – em fase de implantação;
  • Km 178.100 (limite de velocidade de 40km/h), em São Sebastião – em fase de implantação;
  • Km 188.500 (limite de velocidade de 40km/h), em São Sebastião – em fase de implantação;
  • Km 156.200 (limite de velocidade de 50km/h), em São Sebastião – em fase de implantação;
  • Km 179.300 (limite de velocidade de 60km/h), em São Sebastião – em fase de implantação;
  • Km 114,260 (limite de velocidade de 40km/h), em São Sebastião – em fase de implantação;
  • Km 163.400 (limite de velocidade de 40km/h), em São Sebastião – em fase de implantação.

O DER-SP destaca que a definição exata dos pontos de instalação pode ser ajustada conforme novos estudos técnicos e mudanças nas concessões de rodovias. A instalação dos novos radares faz parte de um plano estadual de modernização da fiscalização eletrônica, com foco em preservar vidas e promover um trânsito mais seguro. Até o início da operação plena, o departamento promete ampla divulgação por meio de canais oficiais e plataformas públicas como o Monitora SP.

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