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Sistema de pedágio free flow na Padre Manoel da Nóbrega é alvo de críticas por parte de deputado da região

Deputado estadual Caio França falou sobre os impactos econômicos para a população da região decorrentes da implantação dos pórticos do free flow

Rodovia Padre Manoel da Nóbrega
Estão previstos  11 pórticos do free flow na Padre Manoel da Nóbrega - Reprodução/CNL

A rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP 055), via de ligação entre as cidades do litoral sul de São Paulo e a região do Vale do Ribeira, sob a responsabilidade da Concessionária Novo Litoral (CNL) desde 2024, está prestes a receber o sistema de pedágio eletrônico free flow. Neste sistema, a passagem do veículo é registrada  por meio de pórticos, sem a necessidade de parar em praças físicas. Mas, a novidade já tem sido alvo de críticas antes mesmo de sua implementação.

O deputado estadual Caio França (PSB) publicou, em suas redes sociais, um vídeo no qual fala sobre os possíveis impactos do free flow para o litoral sul paulista. Na postagem, Caio lembra que estão previstos  11 pórticos do free flow na Padre Manoel da Nóbrega. “Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo serão as cidades impactadas diretamente com os pórticos, mas é claro que isso afeta todo mundo. O custo do frete é um dos principais requisitos para o custo final de todos os produtos, afinal, tudo chega através das estradas”, disse o deputado.

Caio França aparece ao lado da Padre Manoel da Nóbrega, na altura de Praia Grande, onde está prevista a instalação de um dos 11 pórticos do free flow. O deputado lembrou que, atualmente, quem passa pelo trecho não paga nada, mas, em breve, as cobranças automáticas serão instaladas. Ele lembrou também que os pórticos serão instalados a cada 15 quilômetros, o que deverá impactar até quem circula dentro da própria cidade.

“Com tantos pedágios, o frete vai subir, o turismo deve cair e com certeza o custo de vida vai aumentar, inclusive para quem não utiliza a rodovia, pois nosso abastecimento é feito pelas rodovias”, disse Caio, que também salientou que as contrapartidas da concessionária só devem ser implementadas a partir de 2030, informação apontada pelo próprio cronograma do governo do estado, segundo o deputado. “O pedágio a gente paga agora, já as obras, só lá na frente, se vierem”, finalizou Caio no vídeo.

Ainda no post, Caio França pontuou que, em outras regiões do estado,  o governador Tarcísio de Freitas anunciou uma diminuição na quantidade de pórticos, e  que está  lutando para que isso também ocorra no litoral de São Paulo.

Pórtico de free flow
Pórticos do sistema free flow eliminam a necessidade de parar em praças físicas de pedágio - Concessionária Tamoios

CNL

No litoral paulista, a CNL é responsável, além da Padre Manoel da Nóbrega, pela rodovia Mogi-Bertioga (SP 098) e o trecho entre Bertioga e Santos da rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego (SP 055). A CNL assumiu as rodovias no fim de 2024. De acordo com a CNL, o contrato de concessão prevê investimentos de curto prazo, que irão compor um programa de conservação viária, com melhorias para elevação de parâmetros no pavimento, sinalização, drenagem, contenções, entre outros. No plano dos investimentos em obras de ampliações, o contrato prevê a execução de 70% do cronograma de obras viárias nos primeiros oito anos de gestão.

No total, serão mais de R$ 5 bilhões de investimentos em obras, entre elas, 89 quilômetros de duplicações; 19km de faixas adicionais; 46km de acostamentos; 73km de ciclovias; 16km de implantação de vias marginais, e melhoramentos de outros 74km. Entre implantações e melhoramentos, o contrato de concessão também prevê 78 dispositivos e 43 passarelas para pedestres.

Sobre o free flow, a CNL explica que a menor distância entre os pórticos resultará em tarifas reduzidas para os usuários em comparação com o sistema convencional de praças de pedágio. Além disso, haverá um desconto de 5% na tarifa para veículos com tag de pagamento, além de descontos para usuários frequentes que poderão chegar até 20%, dependendo da quantidade de passagens no período.

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