PRONUNCIAMENTO

Torcedor do Fluminense denuncia racismo em jogo contra SPFC e afirma ‘isso tem que acabar’

Ambos os times emitiram notas oficiais por meio de suas redes sociais condenando o ato de racismo e prestando apoio ao torcedor

Da redação
Publicado em 18/07/2022, às 19h18 - Atualizado às 19h25

FacebookTwitterWhatsApp
São Paulo emitiu uma nota e divulgou que repudia com veemência as manifestações racistas Racismo no futebol Homem no estádio fazendo gestos racistas - Reprodução
São Paulo emitiu uma nota e divulgou que repudia com veemência as manifestações racistas Racismo no futebol Homem no estádio fazendo gestos racistas - Reprodução

Um torcedor do Fluminense, que foi ao Morumbi no último domingo (17) assistir à partida contra o São Paulo Futebol Clube, denunciou um ato de racismo que sofreu enquanto estava no estádio.

O jovem filmou um torcedor do time rival imitando um macaco e apontando para a sua direção e depois publicou o registro em suas redes sociais.

“Hoje 17/07/22, fui ao Morumbi assistir o jogo com uns amigos e infelizmente fui vítima de racismo por um torcedor do São Paulo. Não quero nada com esse vídeo, até porque sei a importância que eu tenho. Mas isso tem que acabar. Racismo é crime e infelizmente ainda existe”, disse em seu relato.

Leia também: Corpo encontrado em praia na Bahia é de empresária do PR

Após seu texto, os dois times se pronunciaram sobre o ocorrido. O São Paulo se colocou à disposição das autoridades para identificar o torcedor que cometeu o crime.

“O São Paulo Futebol Clube lamenta as manifestações de racismo contra um torcedor do Fluminense ocorridas na partida desta tarde no Estádio do Morumbi e as repudia com veemência. O Tricolor reafirma que é contra todo tipo de discriminação, repudia qualquer forma de ofensa de cunho racial e se coloca à disposição das autoridades para apurar os fatos e ajudar a identificar o agressor. O São Paulo Futebol Clube é de todos, e no Morumbi não há espaço para racismo. Racistas não são bem-vindos”, enfatizou o clube paulista.

Já o Fluminense, time do torcedor que publicou o registro, manifestou-se na noite de domingo e solicitou celeridade das autoridades na investigação do caso.

“O Fluminense Football Club tomou conhecimento, através da manifestação de um de seus torcedores em rede social, de uma grave denúncia de ofensa de cunho racial sofrida nas arquibancadas do Morumbi na partida de hoje entre São Paulo x Fluminense. O clube declara estar à disposição do seu torcedor e repudia severamente qualquer ato discriminatório, solicitando celeridade das autoridades na investigação do caso. O preconceito precisa ser erradicado de todos os ambientes da sociedade, inclusive do Futebol”, salientou o time carioca.

Outro ato racista na mesma partida

Nesta segunda-feira (18), um novo ato racista foi divulgado por um torcedor que demonstra outro, do time adversário, fazendo gestos racistas. Por meio de nota, o São Paulo afirmou que registrou um boletim de ocorrência.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!