EQUIPE DE PESO

Taekwondo de Ilhabela conquista o Grand Slam e garante vaga no Brasileiro

Ilhabela saiu da 46ª posição no ranking da Federação Paulista, no ano passado, para a 5ª melhor academia do estado, após a última rodada do Paulista

Leninha Viana
Publicado em 14/06/2024, às 16h11 - Atualizado às 16h39

FacebookTwitterWhatsApp
Equipe conquistou 13 vagas para o Campeonato Brasileiro da modalidade - Divulgação / Prefeitura de Ilhabela
Equipe conquistou 13 vagas para o Campeonato Brasileiro da modalidade - Divulgação / Prefeitura de Ilhabela

Ilhabela, conhecida por suas belezas naturais e título de Capital Nacional da Vela, mostra que seus atletas também se destacam fora do mar. A equipe municipal de taekwondo brilhou no Grand Slam, realizado no início do mês na capital, e conquistou 13 vagas para representar o estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro da modalidade, marcado para setembro.

O Grand Slam incluiu combates nos estilos kyorugi (lutas) e poomsae (sequência de movimentos fundamentais da arte marcial) nas categorias infantil, cadete, juvenil, sub-21 e adulto. A equipe de Ilhabela alcançou os 1º, 2º e 3º lugares em todas as categorias disputadas. Os atletas que ficaram em primeiro lugar serão titulares da seleção paulista, enquanto os que terminaram em segundo e terceiro serão reservas. O Campeonato Brasileiro de Taekwondo, previsto para setembro, ainda não tem local definido.

O excelente desempenho dos atletas de Ilhabela é atribuído à mudança no plano de trabalho da escolinha municipal mantida pela prefeitura. Segundo Marcio Leopoldino, o Marcinho, kyosanin (professor em coreano), nos últimos dois anos, o trabalho foi intensificado para elevar o nível da equipe nas competições. Em abril de 2024, a equipe mudou de federação e passou a integrar a Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo (Fetesp), o que permitiu competir com entidades e academias de alto rendimento. Houve investimentos em qualificação, novos cursos para melhorar a qualidade dos treinos e intensificação das atividades.

Eu pensei que nossos alunos teriam dificuldades de adaptação, mas foi o contrário. No ano passado, Ilhabela estava em 46º lugar no ranking da Federação, e na última rodada do Paulista já éramos a 5ª melhor academia do estado, atrás apenas das academias Taekwondo Yamashita, Liga Vale, Dojan Atitude Praia Grande e Academia Liberdade, todas de alto rendimento, e ainda estamos no começo do ano”, avalia Marcinho.

atleta Isabela Ribeiro - Ilhabela
 Kyosamim Marcio Leopoldino, Isabella Ribeiro e o auxiliar Eduardo Ferreira no pódio do Grand Slam - Arquivo pessoal

Entre os atletas, o otimismo é geral. Isabella Ribeiro, 11 anos, é uma das titulares da seleção paulista que vai disputar o Brasileiro de Taekwondo em setembro, pelo estilo poomsae. Aluna do 6º ano do ensino fundamental, se dedica aos treinos de segunda a sexta-feira. “Fiquei muito feliz com o primeiro lugar no poomsae e em ter sido classificada para o Brasileiro. Estou ansiosa, preparada e treinando muito, sabendo que irei conseguir um bom resultado no campeonato”, afirma.

Atleta Isabela, ilhabela
Márcio Leopoldino, Isabella Damachi e Eduardo Ferreira - Arquivo pessoal

Outra promessa da equipe é Isabella Damaschi, 11 anos, estudante do 6º ano do ensino fundamental. A atleta conquistou a primeira colocação em todas as categorias que disputou no Grand Slam e será titular absoluta em três modalidades, pela seleção paulista no Brasileiro. “As expectativas são de poder trazer mais medalhas para minha cidade e, assim, incentivar outras pessoas à prática desse esporte”, incentiva.

Atletas de Taekwondo Ilhabela
Arquivo pessoal Márcio Leopoldino

Próximos Desafios

Para se destacar no Campeonato Brasileiro, a equipe pretende intensificar os treinamentos e trocar experiências com esportistas de cidades vizinhas e equipes de alto rendimento. “Acredito muito no potencial humano da nossa equipe”, completa Marcinho.

Bacharel em educação física e faixa preta 3º dan em taekwondo, Marcio Leopoldino pratica a modalidade há 28 anos e ministra aulas desde 2005. Começou a se interessar por artes marciais ao assistir aos filmes da lenda Bruce Lee. Por incentivo da mãe, que o achava um tanto indisciplinado, decidiu experimentar aulas de taekwondo. “Eu era um aluno e hoje sou uma referência. A brincadeira se transformou em uma ferramenta que me fez conhecer lugares, países, fazer faculdade, sustentar minha família. O taekwondo transformou minha vida. Poucas pessoas têm a possibilidade de trabalhar com o que gostam e eu sou uma delas”.

Taekwondo: arte marcial, esporte ou filosofia?

O taekwondo, arte marcial coreana com mais de dois mil anos, evoluiu de uma técnica de autodefesa para uma disciplina que combina chutes e socos. A prática do taekwondo é vital para a saúde física. Oferece treinamento cardiovascular, flexibilidade e força muscular, além de ajudar na perda de peso. Mentalmente, promove disciplina, autocontrole e respeito. Socialmente, tem impacto positivo, especialmente entre jovens, pois incentiva inclusão social e previne comportamentos de risco. Mais que uma arte marcial, é uma filosofia de vida.

Confira o resultado dos atletas de Ilhabela

Kyorugui

  • Joel Félix Aguiar Santos: 1º colocado e titular da seleção paulista;
  • Murilo de Souza Alvarenga: 1º colocado e titular da seleção paulista até -40kg;
  • Isabella Rodrigues Damaschi: 1ª colocada e titular da seleção paulista até -47kg;
  • Marcelo Soares: 2º colocado e reserva da seleção paulista até 58kg;
  • Arthur Gregory Fidelis: 2º colocado e reserva da seleção paulista na categoria acima de +45kg;
  • Evelyn Barros Simões: 2ª colocada e reserva da seleção paulista até -51kg;
  • Isabella Ribeiro Margarido dos Santos: 3ª colocada na categoria infantil feminino +45kg;
  • Laura Andrade Margarido: 2ª colocada e reserva da seleção paulista na categoria cadete -44kg;
  • Robert Souza: 2º colocado e reserva da seleção paulista na categoria cadete até 58kg;
  • Ana Clara Bispo de Miranda: 2ª colocada e reserva da seleção paulista na categoria juvenil até 59kg;
  • Pedro Henrique Ximenes: 3º colocado na categoria juvenil até 73kg;
  • Vitória Souza: campeã até 30kg;
  • Maria Luiza: campeã até 40kg;
  • Maria Eduarda: campeã na categoria +68kg;
  • Pedro Azanha: vice-campeão até 30kg.

Poomsae Individual:

  • Isabella Ribeiro Margarido dos Santos: 1ª colocada e titular da seleção paulista;
  • Isabella Rodrigues Damaschi: 1ª colocada e titular da seleção paulista;
  • Irene Ribeiro Margarido: 3ª colocada;
  • Mariana Maciel Araújo: 3ª colocada;
  • Beatriz Leite Ramos: 1ª colocada e titular da seleção paulista.

Poomsae Trio (Equipe 1ª colocada no Trio)

  • Melina Maciel Araújo: 1ª colocada no Trio;
  • Mariana Maciel: 1ª colocada no Trio;
  • Isabela Damaschi: 1ª colocada no Trio.

Onde praticar gratuitamente em Ilhabela

A prefeitura de Ilhabela oferece aulas gratuitas de taekwondo nas escolinhas esportivas, para crianças a partir de cinco anos. Para informações e inscrições, basta procurar a Secretaria de Esporte e Lazer do município, à rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, Perequê, e pelo telefone (12) 3896 9200.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!