SURFE NO DESERTO

Surfistas do litoral de SP dominam piscina de Abu Dhab no circuito mundial

Filipinho, Deivid Silva e Miguel Pupo avançam para as oitavas; outros três brasileiros, Italo Ferreira, Yago Dora e Matheus Herdy se classificaram

Eleni Nogueira
Publicado em 14/02/2025, às 16h38 - Atualizado às 16h51

FacebookTwitterWhatsApp
Deivid Silva avançou na repescagem com a terceira melhor somatória - Reprodução @wsl
Deivid Silva avançou na repescagem com a terceira melhor somatória - Reprodução @wsl

Os brasileiros Filipe Toledo, Deivid Silva e Miguel Pupo, representantes do litoral de São Paulo, avançaram para as oitavas de final do Surf Abu Dhabi Pro 2025, segunda etapa do Circuito Mundial da World Surf League (WSL), na piscina de águas salgadas, nos Emirados Árabes. Também estão classificados Ítalo Ferreira, Yago Dora e Matheus Herdy.

A competição começou na madrugada desta sexta-feira (14) e segue até domingo (16), com um formato diferente; as baterias não têm tempo nem prioridade na escolha da onda, já que cada surfista aguarda individualmente suas sessões, quando surfam duas ondas para a direita e duas para a esquerda. 

Filipe Toledo, Yago Dora e Ítalo Ferreira avançaram no primeiro round, já os outros três conquistaram a vaga na repescagem, que também teve um formato diferenciado, com uma disputa acirrada entre 24 atletas para quatro vagas. Cada um surfou duas ondas, uma direita e uma esquerda, mas apenas a melhor nota foi para o placar. Miguel Pupo somou 7.77 pontos; Deivid 7.40 e Mathes Herdy 7.37. A quarta vaga ficou com o australiano Joel Vaughan, com 7.60.  

Eu seu perfil no Instagram, Deivid Silva, atleta nascido na Prainha Branca, no Guarujá, postou: “Feliz de ter passado para o round 16. Seguimos, amanhã tem mais. Tranquilo e calmo”. O round 16 (oitavas) será amanhã às 13h, em Abu Dhabi (6h, no horário de Brasília). É possível acompanhar no Youtube, site da WSL, Globoplay e SporTV.

Brasileiros nas oitavas

  • Deivid Silva x Ethan Ewing (AUS)
  • Miguel Pupo x Jordy Smith (AFR)
  • Italo Ferreira x Matheus Herdy
  • Filipe Toledo x Kanoa Igarashi (JAP)
  • Yago Dora x Joel Vaughan (AUS).

Cinco brasileiros foram eliminados: Edgard Groggia; Samuel Pupo; Ian Golveia; João Chianca e Alejo Muniz. A etapa contou com 36 homens e 18 mulheres na disputa da fase classificatória. O evento vai coroar os primeiros campeões de Abu Dhabi, que passa a integrar o circuito com o status da mais moderna e primeira onda artificial a usar água salgada no planeta. A final será transmitida ao vivo pela rede Globo, no Esporte Espetacular, a partir das 11 horas. 

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!