CORRER E NADAR

Superação e qualidade de vida integram competição na praia da Enseada, em Bertioga

Segunda etapa do Performance Run Aquathlon & Travessia reuniu 450 atletas na praia da Enseada, no domingo, 14; a próxima etapa será em junho

Eleni Nogueira
Publicado em 15/04/2024, às 14h55 - Atualizado às 15h04

FacebookTwitterWhatsApp
Isadora e Rubia têm em comum o amor ao esporte - Reprodução / Arquivo pessoal
Isadora e Rubia têm em comum o amor ao esporte - Reprodução / Arquivo pessoal

A Performance Run Aquathlon & Travessia fechou a segunda etapa de sua 15ª edição, no domingo (14), em Bertioga. O dia de sol e de mar tranquilo na praia da Enseada, no Cantão do Indaiá, reuniu 450 participantes, em busca de vencer seus próprios limites, de superação e de qualidade de vida.  

A atleta Isadora Candian dos Santos, de 38 anos, membro da equipe Todos Para o Mar (TPM) de Bertioga foi uma delas. Nadadora de águas abertas desde 2015 e moradora de Bertioga há um ano, tinha um desafio pessoal: sua primeira competição depois de um longo período de tratamento oncológico, iniciado em novembro de 2021.

mulher com troféu
Arquivo Pessoal

Isadora mantém a rotina de nadar três vezes por semana, pela manhã, com sua equipe na praia da Enseada; foi graças a esse treino que ela enfrentou os 2.200 metros da categoria travessia longa. Concluiu o trecho em 48 minutos, com a 19ª colocação na categoria geral; primeira,  em sua categoria, 35 a 39 anos.  

Mas, muito além do resultado, a prova teve outro sentido para ela. “Foi muito bom voltar a nadar, participar, a competir, porque eu achei que isso eu não conseguiria mais fazer. É muito importante poder estar de volta a esse espaço com o meu corpinho”, disse feliz.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Sobre o esporte, ela declara: “A natação representa muita coisa para mim, a  fluidez, a meditação, que é vc nadar em águas abertas, em longa distância; representa essa conexão com o mar, com a natureza, com a ancestralidade, com o que eu acredito em termos espirituais”. 

Amor pelo esporte

A professora Rubia Sanches, 48 anos, é outra que não abre mão do esporte no dia a dia, e que tem no calendário da TH5 uma oportunidade de testar seu desempenho, bem como de participar da festa esportiva que o evento representa. “É uma prova gostosa de fazer. Há mais de 10 anos eu participo de competições, mas estava parada há um ano e agora resolvi voltar. O principal foco é a qualidade de vida, a saúde. Um exemplo para mim são mulheres que sobem no pódio com mais de 60 anos; tem de todas as idades, desde meninas até mulheres com mais de 70 anos, que estão lá competindo com a gente”. 

rubia com troféu
Arquivo Pessoal

Rubia disputa pela categoria Aquathlon, com 600 metros de natação e 3km de corrida. Foi segunda colocada em sua categoria, 45 a 49 anos, e 10ª, no geral feminino. Na etapa anterior, em fevereiro, foi 6ª, na categoria, e 10ª no geral.  “Até que eu fui bem, ultimamente eu ando treinando só corrida, natação bem pouco por conta dos meus horários. Pretendo treinar mais para a próxima etapa”. 

Oswaldo Felippe Jr., diretor da TH5, mostrou-se satisfeito com o resultado da etapa: “Foi um sucesso, o mar estava bom, o nível foi bem alto, com boas disputas”; ele informou que no final desta semana sai o ranking de pontuação dos atletas e equipes e já adiantou uma novidade para a próxima etapa, em junho: “A prova terá o nome do Harry Finger, ultramaratonista de provas de travessia. Será a quinta travessia com o nome dele”.

Eleni Nogueira

Eleni Nogueira

Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Braz Cubas

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!