Competição contou com trajeto de 12 km que passou por terrenos íngremes e desafiadores entre os bairros Caruara e Caiubura
Matheus Alves
Publicado em 17/03/2024, às 15h50 - Atualizado em 25/03/2024, às 14h55
Depois de 10 anos, as ruas de Caruara e Caiubura, bairros localizados em Santos e Bertioga, respectivamente, foram palco para a realização da Corrida das Torres. A já tradicional competição reuniu centenas de atletas na manhã deste domingo (17) que desafiaram os limites dos seus próprios corpos.
Foram 12 quilômetros de pura adrenalina. A largada aconteceu no portinho do Caruara às 7h30 e contou com a presença de 150 corredores, entre eles moradores da região da Baixada Santista e competidores de outras cidades do estado de São Paulo.
Quem participou do evento teve direito a diversos benefícios, como brindes (garrafa de água, camiseta e uma mochila esportiva), lanche após o fim da prova e medalha de participação.
Para o responsável pela realização da competição, Oswaldo Felippe Junior, foi um desafio gerir a logística, mas que é satisfatório ver tantos competidores juntos: “Foi muito legal depois de 10 anos retornar para aqui e realizar a prova. Apesar de ser uma corrida difícil, tivemos muitos participantes. Trazer esse evento para o portinho do Caruara é uma satisfação”, comentou o diretor da TH5 Eventos, empresa encarregada pela execução da competição.
Os 12 quilômetros da Corrida das Torres foram compostos por diversos terrenos, desde asfalto até o chão natural da mata que cobre as proximidades da Rio-Santos. Os atletas tiveram que passar por subidas que os deixaram a 400 metros acima do nível do mar.
Vencedores
Com o tempo de 1h11'24", o primeiro colocado geral da prova, William Tulum, de 28 anos, destaca o nível alto de dificuldade do trajeto e a importância de praticar regularmente exercícios físicos: “Eu subestimei um pouco essa corrida. Mas apesar disso foi muito gratificante por esse contato direto com a natureza. Eu sempre gosto de destacar que é essencial praticar esportes, o corpo agradece muito”.As mulheres foram muito bem representadas na competição.
A atleta Vanessa Silvano Ferreira foi a primeira colocada na categoria feminina, com o tempo de 1h24'56". Ela conta que adorou participar e que confirma presença para a próxima edição: “Apesar de ser um trajeto bem difícil, que não permite muitos erros, foi muito bom finalizar a prova. Eu sempre digo para meus amigos que pratiquem exercícios físicos, isso salva vidas”.
Oswaldo Felippe, diretor da TH5 Eventos, revela que existem planos para a realização de uma travessia entre o Portinho do Caruara e a Marina Tropical Náutica, localizada em Guarujá: “Apesar de ainda precisarmos realizar estudos aqui na região, para ver se é possível, com certeza estamos com a vontade de realizar essa travessia. Daqui a pouco divulgaremos novidades”.
Matheus Alves
Formado em 2019 pela Universidade Paulista (Unip-Santos). Atua nas áreas de política e cultura geek.