Empate em 0 a 0 contra o Votuporanguense, junto com a vitória do São Bento por 3 a 0 contra o Rio Claro, colocam a Portuguesa na terceira divisão estadual
Rodrigo Florentino
Publicado em 10/03/2025, às 08h53
Depois de oito anos, a Portuguesa Santista voltará a disputar a Série A3, do Campeonato Paulista. O resultado de zero a zero contra o Votuporanguense, junto com a vitória do São Bento por 3 a 0 contra o Rio Claro, rebaixaram a equipe de Santos para a terceira divisão do estadual. As partidas ocorreram na tarde de sábado (8) e a Briosa jogou no estádio Ulrico Mursa.
O melhor momento da Portuguesa Santista foi durante os primeiros 20 minutos, com finalizações perigosas do atacante Luiz Paulo e do meia Bakary Nimaga. Com o passar do tempo, o jogo foi ficando mais equilibrado e os erros da Briosa aumentavam. No final do segundo tempo, a Portuguesa Santista não conseguia sair para o ataque e jogava mais recuada.
Aos 44 minutos do segundo tempo, o volante Bruno Azevedo foi expulso ao dar um tapa na cabeça do atacante Rian Santana, do Votuporanguense. Esse foi o ponto final da Portuguesa Santista na Série A2 do Paulistão. Após a partida, membros de uma torcida organizada da Portuguesa Santista entraram no vestiário para conversar com os atletas, mas foram retirados pela Polícia Militar.
Com o resultado, a Portuguesa Santista terminou a competição na 15ª posição, com o mesmo número de pontos que o São Bento. No critério de desempate, a Briosa ficou com uma vitória a menos que o time de Sorocaba (três contra duas), o que rebaixou o time junto com o Rio Claro, da cidade de mesmo nome.
Rodrigo Florentino
Formado em Comunicação Social na Univesidade Santa Cecília (UniSanta)