Com subidas, descidas, trilha e terreno irregular pela mata, corrida está marcada para dia 16 de março; largada será no Portinho do Caruara
Lucas Santos
Publicado em 07/03/2025, às 12h23
Uma das corridas com percurso mais difícil do litoral paulista está próxima de sua edição de 2025: o Desafio das Torres, em Santos. Com subidas, descidas e terreno irregular pela Mata Atlântica, a prova, com percurso de 12 quilômetros, está marcada para o dia 16 de março, a partir do Portinho do Caruara, na Área Continental da cidade, divisa com Bertioga. As inscrições pelo site da TH5 Eventos podem ser feitas até 12 de março e custam R$210.
Os recordes a serem batidos, na edição atual, pertencem a Vanessa Silvano, de 47 anos, e Willian Tulum, de 29. Vanessa foi campeã da categoria geral feminina de 2024, com tempo de 1h24”56’, enquanto na categoria geral masculina, ninguém conseguiu superar Willian, com tempo de 1h10”48’. Esta edição é a chance de outros atletas baterem o tempo dos campeões, já que eles não vão participar do Desafio das Torres 2025.
Mesmo sem disputar a prova, Willian garante que estará lá para dar apoio aos competidores. Ele ainda exalta as belezas do percurso e dá dicas sobre alimentação pré-prova: “É uma prova muito bonita e gostosa de fazer, pois tem todo aquele contato com a natureza. Como se trata de uma prova com grau de dificuldade muito elevado, além dos treinos intensos e específicos, ainda dou uma atenção especial na alimentação, que é crucial na vida de um atleta. De sete a dez dias antes da prova faço uma dieta específica à base de carboidratos complexos e proteínas de fontes vegetais, pois acredito muito na eficácia da alimentação vegetal no pré-prova. Além disso, costumo evitar glúten, lactose e açúcar, já que são extremamente inflamatórios, e mantenho meu corpo muito bem hidratado."
Vanessa detalha o percurso e diz que, geralmente, supera seus tempos de treino, na prova: “O terreno é bem diversificado: subidas, descidas, trilha. Passamos por baixo da [rodovia] Rio-Santos, [por uma] rua de terra. A dificuldade são as subidas, porque o terreno é irregular; mas é muito legal, eu adorei e faria de novo. Costumo treinar numa constância para todas as corridas, sempre no mesmo ritmo. Mas, no dia da prova, sempre desenvolvo uma velocidade maior”.
A largada no Portinho do Caruara, localizado no km 233 da rodovia Rio-Santos, está marcada para as 8 horas. A inscrição dá direito ao kit do atleta, que inclui uma camiseta; uma sacochila; um squeeze ou copo; uma medalha; lanche (água, frutas, biscoito, isotônico); numeral de peito e chip. O kit poderá ser retirado no dia anterior à prova, das 14h às 17 horas, ou no próprio dia da corrida, a partir das 6 horas, no local do evento. Haverá guarda-volumes gratuito na largada; os pertences serão identificados com o número de peito, e, para retirá-los, basta apresentar o número novamente.
A premiação começa às 10 horas, e funcionará da seguinte forma:
Para os atletas que optarem por pagamento via depósito em conta (pix ou transferência), não há necessidade do pagamento da taxa de conveniência, porém, o atleta deve enviar seus dados completos via e-mail ([email protected]) ou WhatsApp (13) 98185 2666), com comprovante do depósito, para o devido cadastramento. A organização alerta que a prova não é recomendada a atletas novatos, sem experiência neste tipo de evento e que não tenham o perfil para provas rústicas e/ou de aventura. Mais detalhes podem ser conferidos no mesmo site da inscrição.
⚠️ Erramos: o título e o início do texto foram alterados. A Corrida das Torres será em Santos, na divisa com Bertioga, e não em Bertioga, como publicado anteriormente.
Lucas Santos
Estudante de Jornalismo Digital na Uniasselvi