PARIS 2024

Litoral paulista conquista quatro medalhas na Olimpíada de Paris

Baixada Santista e litoral norte conseguiram uma medalha de ouro e três de bronze, no surfe e no judô; veja o desempenho dos atletas

Rodrigo Florentino
Publicado em 10/08/2024, às 10h02 - Atualizado às 10h42

FacebookTwitterWhatsApp
A judoca Beatriz Souza conseguiu a única medalha de ouro do litoral paulista - David Ramos/Getty Images
A judoca Beatriz Souza conseguiu a única medalha de ouro do litoral paulista - David Ramos/Getty Images

A Olimpíada de Paris terminou para o litoral paulista. Foram 17 atletas na disputa da tão sonhada conquista, nas  modalidades de judô, surfe, skate, tênis de mesa, taekwondo e vela. Baixada Santista e o litoral norte conseguiram quatro medalhas, das quais uma de ouro, com a judoca Beatriz Souza, e três de bronze, uma, com a judoca Larissa Pimenta, uma, da equipe mista de judô (com Beatriz Souza e Larissa Pimenta) e, uma, com o surfista Gabriel Medina.

Confira a seguir o desempenho de cada atleta da região nas provas da maior competição esportiva do mundo.

  • Beatriz Souza (judô)

Sem dúvida,  foi um dos grandes destaques da delegação brasileira. Conseguiu a primeira medalha de ouro do Brasil na categoria acima de 78kg, contra a israelense Raz Hershko. Também integrou a equipe mista que ganhou a medalha de bronze, ao vencer a Itália.

  • Larissa Pimenta (judô)

A atleta de São Vicente participou da equipe mista que ganhou a medalha de bronze. Conseguiu também outra medalha de bronze ao derrotar a italiana Odette Giuffrida na categoria até 52kg.

  • Gabriel Medina (surfe)

Em uma prova polêmica, pela falta de ondas, Gabriel Medina foi eliminado na semifinal para o australiano Jack Robinson. Conseguiu a medalha de bronze contra o peruano Alonso Correa.

Acompanhe o Costa Norte no Google Notícias

  • Ana Marcela Cunha (natação)

A atleta da Unisanta terminou a prova de 10km, em águas abertas, em quarto lugar, com o tempo de 2h04m15s7, atrás da italiana Ginevra Taddeucci, da australiana Moesha Johnson e da campeã, a holandesa Sharon van Rouwendaal.

Larissa Pimenta
Larissa Pimenta ganhou duas medalhas de bronze, no individual e por equipes - Wander Roberto/COB

  • Beatriz Dizotti (natação)

Chegou à final dos 1.500m livre e se tornou a primeira brasileira a conseguir esse feito, na história do país em Jogos Olímpicos. Terminou a decisão em sétimo, com o tempo de 16m02s86.

  • Gabrielle Roncatto (natação)

No revezamento 4x100 medley misto, a equipe do Brasil ficou em último lugar na sua bateria, com o tempo de 3m57s27. Já no revezamento 4x200m livre feminino, um feito histórico: a ida para uma final após 20 anos. As nadadoras terminaram em sétimo, com o tempo de 7m52s90. Nos 400m livre, a bateria ficou em último lugar, com 4m10s46. 

As principais notícias do litoral de SP estão no nosso canal do WhatsApp

  • Guilherme Basseto (natação)

Participou da equipe de revezamento dos 4x100 medley misto, que terminou a bateria em último lugar, com o tempo de 3m57s27.

  • Guilherme Costa “Cachorrão" (natação)

O nadador abriu mão da disputa dos 200m livre, para focar em sua especialidade: os 800m livre. Nela, terminou sua bateria em sexto, com o tempo de 7m54s41, e não conseguiu vaga na final. Avançou para a decisão dos 400m livre e terminou em quinto lugar, com 3m42s76. Já no revezamento 4x200 livre masculino, estava na equipe que terminou sua bateria em sexto lugar,  com 7m10s26.

Em sua última disputa, abandonou a prova de 10km em águas abertas 1h16min26s5 depois da largada, quando faltavam  2,4km para terminar, na quarta, das seis voltas.

  • Maria Fernanda Costa (natação)

Também estava na equipe de revezamento 4x200m livre feminino, que terminou a final em sétimo. Além disso, foi para a final dos 400m livre, finalizando em sétimo, com o tempo de 4m03s53. Chegou à semifinal dos 200m livre e terminou essa bateria em quinto lugar,  com 1m56s89, e saiu na primeira bateria dos 800m livre, com tempo de 8m32s20.

  • Maria Paula Heitmann (natação)

Estava na equipe de revezamento 4x200m livre feminino, que terminou a final em sétimo, e na equipe do revezamento 4x100 feminino, que finalizou a bateria em sétimo lugar,  com o tempo de 3m40s60.

  • Stephanie Balduccini (natação)

Participou dos revezamentos 4x100m medley misto (oitavo lugar em sua bateria), 4x200m livre feminino (sétimo lugar na final) e 4x100m livre feminino (sétimo lugar em sua bateria).

gabriel medina
Após semifinal polêmica, Gabriel Medina conquistou a medalha de bronze na decisão pelo terceiro lugar - William Lucas/COB
  • Filipe Toledo (surfe)

Foi eliminado nas oitavas de final para o japonês Reo Inaba

  • Kelvin Hoefler (skate)

O skatista chegou à final do skate street e terminou em sexto lugar, com a pontuação de 270.27.

  • Gabi Mazetto (skate)

Sofreu com quedas e foi eliminada na fase preliminar, após conseguir pontuação de 83.18.

  • Guilherme Teodoro (tênis de mesa)

Na disputa por equipes masculina, da qual fez parte, o Brasil perdeu para a França por 3x0 nas quartas de final.

  • Maria Clara Pacheco (taekwondo)

Foi eliminada nas quartas de final para a chinesa Luo Zongshi e poderia disputar a repescagem pela medalha de bronze, caso sua adversária avançasse de fase na luta seguinte, o que não aconteceu.

  • Mateus Isaac (vela)

Ao final da série de regatas, ficou em 16º lugar. Apenas os dez primeiros se classificavam para a fase de mata-mata.

Rodrigo Florentino

Rodrigo Florentino

Formação e faculdade: Comunicação Social (Jornalismo) - Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!