Site de estatísticas futebolísticas aponta Gabriel Brazão com mais defesas que goleiros de fama mundial, como Sommer e Courtois
Courtois? Sommer? Não. O goleiro com mais defesas no mundo, em 2025, é Gabriel Brazão, do Santos. Com 94 defesas, o santista de 24 anos aparece à frente dos nomes titulares do Real Madrid e Inter de Milão. O ranking com os sete melhores foi divulgado pela plataforma estatística Sofascore.
A informação pode indicar que a defesa do Peixe esteja muito exposta, o que gera mais trabalho ao arqueiro, porém, o fato é que Brazão é muito elogiado pela torcida desde que assumiu a titularidade, e tem dois pênaltis defendidos recentemente, contra o CRB, na Copa do Brasil; um no jogo de ida, que segurou o empate para o Santos, e outro na disputa de penalidades, no jogo de volta.
Com tamanho destaque, começam a surgir rumores de que clubes europeus têm interesse em sua contratação; Galatasaray, da Turquia; Porto, de Portugal; e Chelsea, da Inglaterra, são alguns deles. Quem quiser tirá-lo do Santos terá que abrir o bolso, pois a multa rescisória é de 70 milhões de euros (445 milhões de reais), segundo o GE; valor salgado até mesmo para clubes europeus.
O próximo jogo do Santos é às 19 horas de quarta-feira (28), contra o RB Leipzig, da Alemanha, em partida amistosa. O adversário está na sétima posição da Bundesliga (campeonato alemão); o holandês Xavi Simons, que já foi indicado ao prêmio de melhor jogador jovem do mundo, em 2023, estará em campo. A partida ocorrerá no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, e será transmitida pelo SporTV.