CRISE SEM FIM

Santos é eliminado da Copa do Brasil pelo CRB e Neymar não garante renovação

Time não marca um gol há mais de 400 minutos; Guilherme e Thaciano são duramente cobrados pela torcida por péssimas atuações; renovação de Neymar está em risco

Santos é eliminado da Copa do Brasil pelo CRB e Neymar não garante renovação
Zé Ivaldo (ajoelhado ao centro) perdeu a cobrança decisiva, nos pênaltis - Raul Baretta/Santos FC

O Santos se afunda cada vez mais em uma crise que parece não ter fim. Na terceira fase da Copa do Brasil, o time foi eliminado nos pênaltis para o CRB, de Alagoas; Neymar, agora, parece não ter certeza de sua permanência. A partir deste momento, os esforços são todos direcionados à luta contra o rebaixamento no Brasileirão, uma missão dura, já que o time não marca um gol há mais de 400 minutos; o gol mais recente foi no dia 1 de maio, no jogo de ida contra o CRB.

Em meio à frustração de mais um jogo ruim e eliminação considerada vexatória, Neymar foi perguntado pelo Prime Video se renovaria com o Santos, em entrevista pós jogo; a resposta preocupou os torcedores: “Não… Não sei ainda”. Ele ainda deixou claro que não pode fazer tudo sozinho: “Eu sei que comigo, dentro de campo, as coisas são diferentes. Você viu que em 20, 25 minutos, eu posso fazer a diferença, sei que posso ajudar meus companheiros. Mas isso tudo não pode depender só de mim. Todo mundo sabe da situação que a gente está, e a gente precisa de todos os jogadores para sair desta situação”. O craque tem contrato com o clube até dia 30 de junho. 

A eliminação

Nos primeiros 15 minutos de jogo, a equipe apresentava uma postura diferente dos jogos anteriores, pressionava a saída de bola e finalizava as jogadas; atitude que durou pouco, pois o CRB equilibrou a partida ainda na metade do primeiro tempo. Ao fim do tempo regulamentar, sem conseguir fazer um gol novamente, a decisão foi para os pênaltis. 

O CRB abriu as cobranças com gol, assim como Neymar, que chamou a responsabilidade e converteu o primeiro. Na segunda cobrança, o goleiro santista Gabriel Brazão brilhou novamente e pegou o pênalti de Fernando Henrique; Brazão já havia defendido um pênalti no jogo de ida. Em seguida, Guilherme isolou as esperanças do Santos, e bateu muito acima do travessão. A partir daí, veio uma sequência de acertos: Matheus Ribeiro (CRB); Tomás Rincón (Santos); Luis Segovia (CRB); Tiquinho (Santos); Henri (CRB); Gabriel Bontempo (Santos) e Weverton (CRB). A eliminação veio com a defesa de Matheus Albino, no chute de Zé Ivaldo.

O time volta a Santos com muitas críticas na bagagem. Nas redes sociais, a maior parte delas foi direcionada a Guilherme, Thaciano e ao presidente Marcelo Teixeira. “Por favor, tirem o Guilherme, estou perdendo noites de sono”; “30 milhões no Thaciano para não bater pênalti”; “Marcelo Teixeira é o pior presidente da história do Santos FC (mais que o Rueda)”, disseram alguns torcedores, na publicação da eliminação.

O Santos segue na penúltima posição do Brasileirão, com apenas 5 pontos, e precisa de pelo menos mais 4 para sair da zona de rebaixamento. O próximo jogo é contra o Vitória, fora de casa, às 18h30 deste domingo (25); o adversário está na 16° posição e briga diretamente com o Peixe contra a degola. A partida será transmitida pelo Premiere

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!