CHAMA ATENÇÃO

Skatista de Santos é novo prodígio do esporte brasileiro; conheça

Atleta já faz parte da seleção da Confederação Brasileira de Skateboarding; aos 14 anos, é campeão paulista amador em categoria acima dos 16 anos


Redação
Publicado em 15/05/2025, às 11h24

FacebookTwitterWhatsApp

Natural do bairro José Menino, Paulinho treina em pistas como o Santos Skatepark Chorão - Divulgação/Prefeitura de Santos
Natural do bairro José Menino, Paulinho treina em pistas como o Santos Skatepark Chorão - Divulgação/Prefeitura de Santos

O esporte de Santos, no litoral paulista, pode estar perto de revelar um atleta de âmbito nacional. O skatista Paulo Ricardo Nunes de Oliveira, o Paulinho, de 14 anos, foi anunciado nesta terça-feira (13) como novo integrante da seleção brasileira júnior de skate na modalidade street. Além da convocação, Paulinho já ostenta títulos expressivos na carreira. A convocação foi feita pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), que revelou os 12 nomes que passam a integrar a equipe nacional — seis por modalidade (Park e Street) e três por categoria (feminino e masculino).

Atleta da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) e estudante do Liceu São Paulo, Paulinho é o atual campeão paulista amador (acima de 16 anos) e luta pelo bicampeonato. Na segunda etapa do circuito, em Suzano, no dia 26 de abril, ficou em segundo lugar. A diferença de idade e estatura em relação aos outros competidores do pódio chamou a atenção, mas não é novidade para quem acompanha sua trajetória desde os dois anos de idade.

Skatista de Santos é novo prodígio do esporte brasileiro; conheça
Diferença entre Paulinho (à esquerda) e outros atletas do pódio - Divulgação/Prefeitura de Santos

Com títulos estaduais nas categorias mirim (até 13 anos) e iniciante (até 16 anos), Paulinho também já foi campeão brasileiro e subiu ao pódio na categoria amador com apenas 13 anos. Agora, aos 14, ele disputa novamente o estadual — já participou da primeira etapa e ficou em quarto lugar — e está confirmado no Campeonato Brasileiro e no tradicional Tampa AM, na Flórida, com data a ser definida.

Natural do bairro José Menino, Paulinho treina em pistas como o Santos Skatepark Chorão, no Novo Quebra-Mar, e na praça Palmares. Seu nome tem o respaldo da CBSk, que destacou critérios técnicos e comportamentais para a seleção. “Utilizamos critérios como nível de skate, histórico em competições, treinos, carisma, interação com o time e comprometimento com a CBSk”, afirmou Fábio Castilho, consultor técnico da Seleção Júnior de Street.

Skatista de Santos é novo prodígio do esporte brasileiro; conheça
Paulinho começou no skate aos 2 anos de idade - Divulgação/Prefeitura de Santos

O presidente da confederação, Eduardo Dias, também destacou a importância do projeto. “Esse trabalho de base é fundamental para formar os talentos dos próximos anos. Já temos referências que saíram da júnior e estão na principal. Agora, esses 12 nomes terão o suporte direto da comissão técnica”, completou.

Paulinho também foi um dos 40 skatistas brasileiros contemplados recentemente pelo programa Bolsa Atleta, do governo federal, o que reforça o reconhecimento ao seu desempenho e potencial.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!