ONDAS

Circuito Banco do Brasil de Surfe abre penúltima etapa de 2024 em Maresias

São Sebastião se transforma no principal palco de eventos do Qualifying Series no litoral paulista; mais de 100 surfistas estão em Maresias

Redação
Publicado em 22/08/2024, às 11h37

FacebookTwitterWhatsApp
Competição de surfe em Maresias começou pela manhã e pode ser acompanhada ao vivo - Daniel Smorigo / WSL
Competição de surfe em Maresias começou pela manhã e pode ser acompanhada ao vivo - Daniel Smorigo / WSL

O Circuito Banco do Brasil de Surfe abriu a penúltima etapa de 2024, nesta quinta-feira (22), na praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Nesta semana, serão decididos aqueles que ficarão com os convites para participar da etapa do Challenger Series (divisão de acesso do Circuito Mundial de Surfe) de Saquarema;  o evento também vale pontos na disputa pelos títulos sul-americanos da World Surf League, a Liga Mundial de Surfe. 

Os catarinenses vão defender as lideranças dos quatro rankings; Lucas Vicente e Laura Raupp,  os da WSL South America, e a mesma Laura e Matheus Navarro, os do Circuito Banco do Brasil de Surfe. As eliminatórias iniciaram pela manhã e podem ser acompanhadas ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

A cidade de São Sebastião se transforma, nesta semana, no principal palco de eventos do Qualifying Series no litoral paulista. Esta será a trigésima a se realizar no estado de São Paulo e a 11ª, na praia de Maresias, ultrapassando as 10 realizadas em Ubatuba, 8, no Guarujá, e 1, na praia da Grama, em Itupeva, na qual  foi encerrado o Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023, com uma etapa inédita em piscina de ondas na América Latina. Os vencedores deste evento foram Miguel Pupo e Sophia Medina, que cresceram surfando em Maresias e fazem parte da lista dos cabeças de chave que entrarão no mar na segunda fase.

Grande nomes do surfe

Na competição masculina, os 88 participantes foram divididos em duas rodadas de baterias com quatro atletas. Os principais destaques fazem parte da relação dos 40 cabeças de chave da segunda fase. Entre eles, dois paulistas que já defenderam o Brasil na elite da WSL, tentam retornar pelo Challenger Series esse ano e ganharam etapas do QS em Maresias: Miguel Pupo, escalado na oitava bateria, e Deivid Silva, na nona. Os dois surfistas são amigos e costumam viajar juntos. 

Atividades extras

Além das disputas nas ondas de Maresias, o Circuito Banco do Brasil de Surfe realiza várias atrações extras para o público nos seus eventos, com aulas de surfe, diversões e atividades físicas para todas as idades, além de campanhas de preservação ambiental. 

Em Maresias, elas começam nesta quinta-feira, com uma gincana sobre limpeza de praia e separação de resíduos com alunos da rede pública, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de São Sebastião. Também está programada uma atividade em parceria com a Coopersuss, sobre o ciclo de reciclagem e impacto da poluição marinha.

Veja também: Praia de Maresias reúne todas as tribos

Na sexta-feira, dia 23, com apoio da Semam e Seduc (Secretaria de Educação de São Sebastião), haverá uma atividade educativa de plantio de mudas, para alunos da rede pública. Além disso, serão realizadas oficinas de bolas de sementes da Mata Atlântica, quando os participantes poderão ajudar a recuperar áreas do litoral norte paulista, pelo projeto RegenerAção. 

No sábado, a programação extra começa às 9h30, com surfe inclusivo para alunos do Onda Azul São Sebastião, para jovens com autismo e síndrome de Down. Também no sábado, às 15h, ocorre o programa Novas Ondas, incentivado pela WSL Latin America, com surfistas profissionais interagindo e surfando com alunos do Instituto Esporte e Educação (IEE) de São Sebastião.

Para mais notícias:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!