Rafael Suguimoto e Olívia Barel foram convocados para a seleção paulista da modalidade, e vão em busca do título nacional em Chapecó (SC)
Rodrigo Florentino
Publicado em 28/10/2024, às 11h54 - Atualizado às 14h18
Dois jovens mesatenistas de Bertioga se preparam para a disputa do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, durante o mês de dezembro, em Chapecó (SC). Rafael Suguimoto e Olívia Barel, também convocados para a seleção paulista, são alunos do Centro de Treinamento de Bertioga, cujas aulas ocorrem nas dependências do paço municipal.
Rafael Suguimoto é campeão paulista sub-9 e líder do ranking nacional da mesma categoria. O jovem talento começou no esporte por acaso, aos seis anos. “Encontramos uma mesa de tênis de mesa lá no condomínio onde moramos. O Rafael se interessou e disse 'Quero jogar um pouquinho', conta Carol Suguimoto, mãe do atleta, e que acompanha os treinos com o pai Rodrigo.
Desde então, o que era apenas fruto de curiosidade, se transformou em dedicação ao esporte, que faria parte do seu dia a dia. De início, entrou em um projeto social da Riviera de São Lourenço chamado Vida Saudável, onde treinava duas vezes por semana e, em apenas dois meses, ganhou o Campeonato Municipal.
Com a conquista do título municipal e demonstração de muito talento, Rafael foi para o Centro de Treinamento de Bertioga onde treina todos os dias, de segunda a sexta-feira. “Lá na Riviera era mais uma atividade de recreação. Já o Centro de Treinamento de Bertioga conta com estrutura própria para uma atividade mais especializada, diz Carol.
Mesmo com apenas oito anos, Rafael já acumula diversos títulos estaduais, interestaduais e nacionais. Agora, com a conquista do Campeonato Paulista, em Jacareí, recebeu convocação para a seleção paulista, para disputar o Campeonato Brasileiro da modalidade, em Chapecó (SC), no mês de dezembro. “Estou treinando bastante e essa é uma das coisas que busco com o tênis de mesa, além das vitórias e de ficar muito com a minha família também”, diz o jovem atleta.
Bertioga tem mais um nome forte na modalidade: Olívia Barel. Também convocada para a seleção paulista, a atleta garante o terceiro lugar no ranking da categoria sub-9, da Federação de Tênis de Mesa de São Paulo (FTMSP). Olivia começou a praticar tênis com o avô, que é mesatenista desde 1978; ela entrou para a escolinha em junho de 2022. No mesmo ano, começou a participar do Circuito Bertioga de Tênis de Mesa e dos campeonatos regionais.
Em 2024, iniciou sua jornada no TMB Estadual, no qual participou de todas as etapas e garantiu a convocação para a seleção paulista com um segundo lugar. Agora, o foco de Olivia é a preparação para o campeonato brasileiro da modalidade.
Criado em 2017, o Centro de Treinamento de Bertioga, da prefeitura de Bertioga, localizado no interior das dependências do paço municipal, conta com objetivos variados, mas que, no final, sempre visam na melhoria da qualidade de vida do atleta, segundo Danilo Pastoriza, técnico da modalidade. “Tem gente da melhor idade que busca qualidade de vida. Tem também a molecada que estuda de tarde e vem treinar de manhã e vice-versa”. Tornar-se atleta de competição é consequência. O objetivo do Centro de Treinamento é social”, conta o treinador.
No tênis de mesa desde a adolescência, Danilo Pastoriza é técnico e também árbitro; participou de etapas do Mundial da World Table Tennis (WTT) e da Olimpíada e Paralimpíada do Rio-2016, além do Pan-Americano do Chile, em 2023. No Centro de Treinamento de Bertioga, ele atua desde 2017 e, atualmente, atende 160 alunos das mais variadas idades. “O atleta mais novo tem cinco anos de idade, e o com mais idade é o seu Renato, na faixa de 75, 76 anos”, conta Danilo.
Outra treinadora do Centro de Treinamento de Bertioga é Lígia Silvia. Com mais de 20 anos de esporte, disputou três olimpíadas: 2000, em Sydney, na Austrália; 2004, em Atenas, na Grécia, e 2012, em Londres, no Reino Unido.
Os interessados em participar das aulas de tênis de mesa e outras modalidades devem procurar a Diretoria de Esportes, no ginásio municipal de esportes Alberto Alves, na rua Henrique Montez, s/n°, no Centro, com cópia do documento de identidade e comprovante de residência. Para mais informações e outros locais de inscrições, entre em contato com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer pelo WhatsApp (13) 3317 2004.
Rodrigo Florentino
Formado em Comunicação Social na Univesidade Santa Cecília (UniSanta)