Com 68 escalas confirmadas, Ilhabela, um dos melhores portos de parada do litoral brasileiro, espera receber 250 mil turistas de cruzeiros marítimos
Ilhabela, no litoral norte paulista, receberá, nesta próxima quarta-feira (30), o primeiro navio de cruzeiro da temporada 2024/2025. A Atlas Ocean Voyages, subsidiária norte-americana da portuguesa Mystic Invest Holding, especializada em cruzeiros de expedição, opera pela primeira vez neste destino com o navio World Navigator, com capacidade para seletos e exclusivos 196 passageiros. Todos os turistas são americanos.
O navio, geralmente, é utilizado para cruzeiros polares, mas, desta vez, vivenciará os trópicos brasileiros, já que possui configuração híbrida, ou seja, viaja para destinos de frio e calor. O megaiate chega a Ilhabela por volta das 7h e partirá às 18h. Outro navio da companhia, o World Traveler, estará na cidade em 7 de abril de 2025. A temporada se encerrará em 16 de abril de 2025.
A cidade de Ilhabela comemora 68 escalas confirmadas até o momento, que deverão atrair cerca de 250 mil turistas durante o período, segundo o secretário-adjunto de Turismo, Ricardo Cretella. A atualização é de sexta-feira 25 e, os números, porém, podem aumentar no decorrer da temporada.
A ilha é um dos destinos mais procurados por cruzeiristas e considerada um dos melhores portos de parada do litoral brasileiro, devido à infraestrutura criada para a recepção dos turistas brasileiros e estrangeiros. Ainda de acordo com Cretella, durante a temporada, os turistas deverão injetar cerca de R$ 100 milhões na economia local, com base no ticket médio de cerca de R$ 600,00 por turista. O valor estimado resulta de pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), contratada pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos.
Neste estudo, não são considerados os turistas usuais, que chegam por meio do sistema de balsas. Entre dezembro e fevereiro, período considerado como alta temporada, chegam a Ilhabela, de carro, cerca de 300 mil turistas.
Além da Atlas Ocean Voyages, outras companhias menores e pouco conhecidas do público brasileiro também terão navio no arquipélago, como a Phoenix Racing; Fred Olsen; Oceania Cruises; Villa Vie Residences; Silver Sea; Crystal e a Scenic, além das tradicionais Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros.
Com 30 escalas, a Costa irá operar com os navios Pacifica e Favolosa, já conhecidos em Ilhabela, e o novíssimo Diadema. Já a MSC trará para esta temporada o Orchestra, Grandiosa, Poesia e Armonia, que, juntos, serão responsáveis por 25 escalas.