ANTES TARDE DO QUE NUNCA

Postos eleitorais do litoral de SP têm filas gigantes no último dia de regularização

Último dia de regularização dos títulos de eleitores supera expectativas, há filas quilométricas e cartórios abertos até as 23h no litoral paulista

Redação
Publicado em 09/05/2024, às 11h55 - Atualizado às 12h05

FacebookTwitterWhatsApp
Filas  numerosas no último dia de regularização do título no litoral de SP - Imagem: Reprodução / TRE
Filas numerosas no último dia de regularização do título no litoral de SP - Imagem: Reprodução / TRE

Quem circulou pelo litoral de SP, ao longo da quarta-feira (8), ficou surpreendido com filas numerosas em certos pontos das cidades. Mas não se tratava de filas de emprego, concursos públicos ou algum espetáculo muito aguardado e, sim, de eleitores retardatários que foram regularizar o título no último dia.

Segundo apurado pelo Portal Costa Norte, nesta quinta-feira (9), a movimentação foi intensa na maioria dos postos eleitorais do litoral. “Muita fila, muita, muita mesmo”, disse uma fonte da Justiça Eleitoral da região, que trabalhou no atendimento aos eleitores ao longo de todo o período de regularização,  intensificado há dois meses.

No posto eleitoral de Bertioga, estima-se que mais de 500 eleitores foram atendidos somente ontem. O número corresponde a cerca de 1% do eleitorado total da cidade, de cerca 50 mil eleitores. Proporcionalmente, é como se na capital paulista, que reúne 9,3 milhões de eleitores, 93 mil deles se dirigissem aos postos eleitorais no mesmo dia.

Os demais postos eleitorais do litoral não fugiram à dinâmica Bertioguense, disse a funcionária da Justiça Eleitoral: “Houve postos eleitorais no litoral norte que tiveram de pedir ajuda para outros locais, para conseguir atender a demanda. A gente imaginava que isso daí fosse diluído durante todo o período [de regularização]. Mas alguns eleitores deixaram pra última hora”.

Com a altíssima demanda, há notícias de postos eleitorais no litoral que encerram o atendimento, normalmente concluído às 17h, às 23 horas. Apesar da correria, a funcionária da justiça eleitoral afirma que as filas quilométricas são positivas, na medida em que significam muitos eleitores com o título regularizado. “Superou todas as expectativas”, relatou entusiasmada.

Em todo o estado, a julgar por dados da noite de ontem do TSE-SP (Tribunal Superior Eleitoral de São Paulo), a movimentação nos cartórios e postos eleitorais também foi intensa: num só dia, 90 mil eleitores atendidos, informou o órgão. Do total de atendimentos no maior colégio eleitoral estadual do país, foram registrados, só ontem, 38.921 alistamentos (emissões do primeiro título), 28.928 mudanças de domicílio e 22.645 atualizações cadastrais. Dos alistamentos, 19.054 foram de jovens de 15 a 17 anos, 49% do total.

Agora, com o fechamento do cadastro eleitoral, as solicitações de emissão de título, transferência e revisão de dados só serão retomadas em 5 de novembro. Quem perdeu o prazo para tirar ou regularizar o título pode requerer a certidão circunstanciada para garantir direitos; também é possível emitir a certidão de quitação e pagar multas pela internet.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!