TREINANDO PARA VOTAR

Eleições 2024: saiba como votar corretamente e utilizar o simulador de votação do TSE

Confira a ordem de votação correta nas eleições e utilize o simulador de votação do TSE, para treinar e garantir um voto consciente

Redação
Publicado em 29/05/2024, às 11h08 - Atualizado às 12h02

FacebookTwitterWhatsApp
Simulador digital de votação permite que eleitores pratiquem o voto - Reprodução/TRE
Simulador digital de votação permite que eleitores pratiquem o voto - Reprodução/TRE

Em 6 de outubro, eleitores de mais de 5,5 mil municípios irão às urnas para escolher seus representantes municipais. Estarão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Para garantir um voto correto e consciente, é fundamental prestar atenção na ordem de votação e conhecer os procedimentos necessários.

Ordem de votação

1 - Vereador

Primeiro, o eleitor vota para vereador. O número a ser digitado é composto por cinco dígitos: os dois primeiros correspondem ao partido político e os três seguintes identificam o candidato. Se preferir votar apenas na legenda, digite apenas o número do partido e aperte “CONFIRMA”.

2 - Prefeito

Depois de confirmar o voto para vereador, é a vez do prefeito. O número do candidato a prefeito tem dois dígitos. É possível conferir a foto, o número, os nomes do candidato e do vice, e a sigla do partido antes de confirmar.

Correção de voto

Caso o eleitor cometa um erro ao digitar o número na urna eletrônica, basta apertar a tecla corrige para reiniciar o processo de votação.

Segundo turno

Se necessário, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro de 2024, apenas para o cargo de prefeito. Esta etapa ocorrerá somente em cidades com mais de 200 mil eleitores, nas quais nenhum candidato alcance mais da metade dos votos válidos no primeiro turno. Disputarão o segundo turno os dois candidatos mais votados do primeiro turno.

Simulador de votação

Para aqueles que desejam se familiarizar com o processo de votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o Simulador de Votação no seu portal. Com candidatos fictícios, a ferramenta permite que eleitores treinem os procedimentos de votação, como se estivessem diante da urna eletrônica no dia da eleição

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!